2015/03/17
Domínio .sucks quer extorquir $2500 às empresas
A proliferação dos novos "top level domains" (gTLD) não tem tido ainda qualquer impacto visível na internet, mas há um que está para chegar e já começou a causar polémica: o .sucks.
Este domínio .sucks tem sido usado como exemplo por todos aqueles que advertiram que estes novos gTLDs são na verdade uma forma de extorquir dinheiro das empresas; e os preços que os vencedores deste domínio estão a praticar, parece confirmá-lo.
Se uma empresa ou marca registada se quiser precaver conta a possibilidade de um concorrente se apoderar de algo como um "google.sucks" ou "apple.sucks" ou "ford.sucks" ou qualquer outra coisa... terá que pagar 2500 dólares por domínio nesta fase inicial de pré-reserva.
Os responsáveis pelo domínio tentam desviar as atenções, dizendo que o domínio servirá para discutir assuntos sobre as variadas empresas; e a partir de Setembro disponibilizará domínios a pessoas individuais por preço de apenas $9.95 (mas com a condição de que o domínio redireccionará para um fórum de discussão alojado pelo próprio domínio - senão, terão que pagar $249.)
E que tal simplesmente ignorar-se este domínio, esperando que passe despercebido como tem acontecido com a maioria dos outros novos gTLDs que têm surgido?
Há quem diga que isso será um erro, e que os $2500 são um pequeno preço a pagar por uma grande empresa, como forma de se precaver contra campanhas indesejadas que poderão provocar prejuízos bastante superiores a esse valor. Mas há também quem diga que as empresas não deverão ceder a esta chantagem, pois nada impede alguém de registar um qualquer outro domínio como "paypalsucks.com" ou qualquer uma de milhares de possíveis variantes.
... E eu também penso que deverá ser essa a posição que as empresas deverão tomar... e deixar que este ".sucks" seja um local onde se possa encontrar apenas um "sucks.sucks", com um fórum a reclamar desta tentativa legalizada de extorsão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pode-se considerar que o preço proibitivo faz com que muita gente não o compre para vender mais tarde.
ResponderEliminarPor outro lado, o preço é ridículo, assim como grande parte destes top level domains.
Aliás, este em concreto apenas faz sentido na indústria porno, porque de resto, não vejo ninguém a "beneficiar" em ter um dot sucks...