2015/03/11

Galaxy S6 tem icons dinâmicos do relógio e calendário


Poderá ser um detalhe insignificante, mas sem dúvida que já muitos utilizadores terão olhado para os icons das apps de relógio e do calendário nos seus Android, e estranhado porque motivo indicam uma hora que nada tem a ver com a actual, e o dia permanentemente fixo no 31. No Galaxy S6, a Samsung resolveu o assunto.

A questão dos icons estáticos das apps é um tema que já temos criticado desde "sempre", não só nas apps de relógio e calendário, como também nas do estado do tempo (e não só no Android como também no iOS). No iOS, a Apple desde sempre teve um icon do calendário com o dia actual, e mais recentemente levou a coisa ao extremo, com um icon do relógio onde até o ponteiro dos segundos é animado em tempo real (não pedíamos tanto) - embora o icon do estado do tempo continue permanentemente a mostrar um sol encoberto por uma nuvem.

No Android oficial, os icons têm permanecido completamente estáticos, nem sequer tendo direito a que a app do calendário mostre o dia actual. Coisa que a Samsung decidiu resolver por inciativa própria. Com o TouchWiz no Galaxy S6 temos icons dinâmicos para o relógio e calendário.

Bem... na prática poderemos chamá-los apenas "semi-dinâmicos", pois não os verão a ser actualizados em tempo real (como o relógio do iOS). Os mesmos são actualizados apenas quando se desbloqueia o ecrã, e depois permanecem estáticos até que isso volte a acontecer, mas sempre se torna mais agradável do que ter o calendário permanentemente e inutilmente a mostrar o dia 31... excepto quando estamos realmente num dia 31. ;P

4 comentários:

  1. "No Android oficial, os icons têm permanecido completamente estáticos, nem sequer tendo direito a que a app do calendário mostre o dia actual."

    Por isso é que os devs independentes de duas aplicações (Nova Launcher e Today Calendar) se decidiram juntar para criar uma API que permitisse um icon de caléndário dinâmico (há já quase um ano) - https://plus.google.com/+KevinBarry/posts/LVnxY2dwbzk

    ResponderEliminar
  2. Acho que no Android os ícones estáticos não são tão relevantes porque sempre existem widgets...

    ResponderEliminar
  3. Aqui no meu android Sony Z Ultra tenho o Google Calendar a mostrar-me 11 e ontem mostrava-me 10

    ResponderEliminar
  4. Aqui no LG G2 mostra o dia corretamente

    ResponderEliminar