2015/03/04

Google estreia novo gestor de contactos


O Google pode ser um gigante tecnológico que se esforça por inovar em inúmeras áreas, mas tem também aspectos anacrónicos que parecem ter ficado esquecidos no tempo. A gestão de contactos era um desses aspectos, mas foi finalmente alvo de alguma atenção e chega com aspecto renovado e várias novidades.


A gestão de contactos do Google é algo que até passará despercebido a boa parte dos utilizadores, e que quase era vergonhoso ter associado ao Gmail (o outro elemento que temos nesse dropdown é outro exemplo anacrónico: o tasks.)

Mas finalmente o Google parece ter notado que era tempo de actualizar esta secção fundamental para a nossa vida digital, e disponibiliza um novo gestor de contactos, por agora em jeito de "pré-lançamento" - ao qual poderão aceder directamente desde já em: contacts.google.com/preview.

Desde logo que se nota a diferença visual, de uma simples lista ao estilo folha de cálculo do século passado, para um sistema com "cards" que recorre ao material design para se integrar na perfeição com os mais recentes serviços do Google.

A ideia continua a ser a mesma, disponibilizar um local onde a informação de todos os nossos contactos, sejam eles de onde forem, esteja centralizada e sempre actualizada de forma automática. Se um contacto alterar o número de telefone ou morada, as alterações deverão chegar-vos sem que tenham que se preocupar com nada.


Temos também a possibilidade de ver imediatamente os últimos emails ou mensagens que trocamos com cada contacto; e talvez mais interessante ainda, um novo sistema de correcção de contactos duplicados que agrega tudo num único registo para cada um deles (mas usem-no com cuidado, pois no meio de algumas centenas de duplicados, tinha umas dúzias de contactos mal detectados.)

Parece-me uma excelente melhoria, que já tardava em chegar, mas mesmo assim... não me parece que seja desta que me convencem a perder tempo a tentar organizar os muitos milhares de contactos que o Google insiste em me associar devido a todos os emails que vou trocando com milhares de pessoas (por "culpa" do AadM).

... Cheira-me que vá ser tarefa que vá adiar sucessivamente até que o Google arranje forma de auto-organizar tudo sem que eu tenha que pensar nisso. ;P

5 comentários:

  1. Acabei de unir 15 contactos :D

    ResponderEliminar
  2. carlos, erro de digitação ;) "pré-lanlamento"

    ResponderEliminar
  3. Aleluia. É uma melhoria enorme na gestão de contactos e separa os contactos do G+ de todos os outros.

    ResponderEliminar
  4. Caros vê as opções dos circles do Google Plus, na interface no Contacs: podes activar apenas Family por exemplo e todos os outros são "excluídos".

    ResponderEliminar
  5. Caros vê as opções dos circles do Google Plus, na interface no Contacs: podes activar apenas Family por exemplo e todos os outros são "excluídos".

    ResponderEliminar