2015/03/04

Documentário sobre o Amiga no Kickstarter


Normalmente falamos de projectos do Kickstarter que nos prometem gadgets ou jogos, mas hoje trago-vos um que apela as memórias nostálgicas de uma das maiores "máquinas" da história da informática: a produção de um documentário sobre a era dos Commodore Amiga.

Este The Amiga Years quer revisitar e registar para a posteridade a espantosa aventura da criação, ascenção - e infelizmente, queda - destes fantásticos computadores que estavam literalmente à frente do seu tempo.

Numa altura em que nos PCs se consideravam modos gráficos com 16 cores como sendo um enorme avanço, e onde "som" era sinónimo de um apito de um buzzer, os Commodore Amiga maravilhavam-nos com gráficos de alta-resolução coloridos, co-processadores para som e gráficos, e um fantástico sistema operativo com janelas (até permitia múltiplos modos gráficos num mesmo ecrã - coisa que mais nenhum sistema fazia), sistema de ficheiros avançado, e um conjunto de programas (e jogos) que faziam com que se tornasse numa máquina de sonho tanto para divertimento como para produção profissional.

Bastam apenas £10 (cerca de 13 euros) para ajudarem e terem acesso a uma cópia do documentário quando ficar terminado.


2 comentários:

  1. Ainda tenho o meu 500 guardado. Enquanto outros com PCs que custavam na altura uns 3 mil contos, com gráficos CGA e som PiPuPoPi, um Amiga 500 por 100 contos tinha gráficos "quase" VGA com Som "normal" (musica, vozes, etc).

    Sem falar no Workbench e as suas gavetas. Fiz muitos trabalhos para a escola nele, e imprimia numa impressora de Jacto de Tinta que praticamente não fazia barulho, em comparação com as de agulhas da altura.
    (http://www.nightfallcrew.com/30/06/2011/commodore-ink-jet-printer-mps-1270a/)

    Quando comprei o meu primeiro PC (HP 486 21Mhz), a primeira coisa que fiz na primeira semana, foi comprar uma Sound Blaster que custou 20 contos!

    Outra coisa gira desses tempos, eram as partilhas que haviam na escola sobre os jogos de aventura gráfica e como passar certos obstáculos. Hoje em dia, temos a internet :). Bons tempos....

    ResponderEliminar
  2. Tive um Amiga 1200, leitor de CD SCSI, 2+4MB RAM, 40MB de HD, monitor Commodore (já esqueci o modelo), que usava para genéricos de vídeos de casamentos com o saudoso programa SCALA.
    Era uma máquina que punha os meus amigos incrédulos de boca aberta e em fila para mexer-lhe...
    Que saudades...

    ResponderEliminar