2015/03/08

Koenigsegg Regera: um brinquedo com 1800cv


A Koenigsegg quer fazer-nos esquecer a potência do Bugatti Veyron, e parece consegui-lo de forma esclarecedora com o seu novo Regera, um automóvel que dispensa caixa de velocidades e tem 1800cv de potência.

Este Koenigsegg Regera está equipado com um motor V8 bi-turbo 5.0l com 1100cv, a que se juntam três motores eléctricos (dois nas rodas traseiras, um directamente na transmissão) que assistem com 710cv adicionais, para um total de mais de 1800cv.

O automóvel vem cheio de inovações tecnológicas, mas entre os sistemas aerodinâmicos activos e outros, a mais original será provavelmente o seu Direct Drive System - o sistema que dispensa a caixa de velocidades. De forma simplificada, o que temos é um carro onde o motor tem ligação directa às rodas, e que o pode fazer graças aos motores eléctricos que assistem o motor para que o consiga fazer mesmo nas rotações em que tradicionalmente "não teria força" (actualização: adicionado vídeo que explica o sistema no final do artigo).

Os resultados falam por si, este carro não só acelera dos 0-100Km/h em 2.8s, como também acelera dos 150-250Km/h em 3.2s, dos 0-300Km/h em 12.3s, ou dos 0-400Km/h em 19s! A velocidade máxima está limitada a 410Km/h, (chega ao limite de rotações de motor). O preço ronda os 1.7 milhões de euros... e não me parece que tenham dificuldade em vender as 80 unidades que vão ser fabricadas.



Actualização: explicação do funcionamento do sistema Direct Drive.

1 comentário:

  1. Muito interessante ver a apresentação do carro Koenigsegg por um Koenigsegg!
    A questão da ausência de caixa de velocidades intrigou-me e vou pesquisar mais sobre o assunto!
    Bom aritgo!

    ResponderEliminar