2015/03/07
Nova fórmula prevê "biliões" de planetas semelhantes à Terra
O Universo é um local cujas dimensões levam ao limite a nossa imaginação e capacidade de compreensão. Com milhões de trilioes de estrelas, é inevitável a pergunta sobre quantas dessas estrelas poderão ter planetas capazes de suportar a vida (como a conhecemos), e uma equipa de astrónomos diz que são muitas mais do que as que se poderiam imaginar.
O nosso planeta é o único que conhecemos com vida, e a pesquisa de outros planetas que possam suportar vida idêntica à nossa - ou seja, com gravidade idêntica, temperaturas que permitam a existência de água no estado líquido, e até uma atmosfera protectora - tem sido um dos grandes objectivos da comunidade científica (não invalidando que se possa vir a descobrir vida em planetas que se considerem "improváveis").
Este grupo de astrónomos centrou os seus estudos numa fórmula com mais de 200 anos, e que prevê a distância dos planetas em órbita de uma estrela, e aplicando-a (e verificando-a) em estrelas distantes com planetas em órbita.
Os resultados foram surpreendentes, indicando que haverá, em média, dois planetas na chamada "zona habitável" para cada uma das estrelas analisada.
... Considere-se agora que se estima que existam mais de 100 mil milhões de galáxias que conseguimos observar, e que cada uma delas pode conter mais de 300 mil milhões de estrelas... e calculem as probabilidades de sermos o único pontinho azul que neste momento estará a imaginar o quanto falta descobrir sobre este nossa fantástico Universo. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Acho engraçado quando vejo estudos que falam na "Zona habitável"... Concordo que temos de começar a procurar por algum lado e o mais lógico por planetas com as condições identicas ao nosso... mas chamar-lhe "zona habitável" ?!
ResponderEliminarPoderemos ter milhares de planetas com vida (inteligente ou não) fora dessa suposta "zona habitável"... vida que evoluiu de forma diferente da nossa e que se adaptou às condições que para nós poderiam ser mortais... logo, isso torna esses planetas tambem numa "zona habitável"... apenas não para nós...
Resumindo... "zona habitavel" para mim poderia ser qualquer uma... apenas não para todas as espécies...
Pois, é zona habitavel para os seres à semelhança do que conhecemos no nosso planeta, mas é normal que achemos o nosso planeta especial pois visto do espaço é muito diferente dos outros que temos por perto, vivemos no planeta azul talvez por ter àgua no estado liquido e uma atmosfera que também favorece os azuis.
EliminarMas eu acho que deverá existir qq entre umas centenas e uns millhoes de planetas habitados na nossa galaxia, muitos serão seres menos inteligentes que nós, outros mais inteligentes que nós e dado que existem sistemas planetarios mais antogos que o nosso sistema solar, deverão existir outros seres com um inteligencia que pode ser a soma de todos os que temos por cá... talvez não sejam seres 3-dimensioneis, ou talvez não sejam o que chamamos de biológicos, mas certamente que dizer que somos os únicos, só mostra uma inteligencia pré-historica...