2015/03/05

Nvidia tem uma nova Titan X - e demos impressionantes a acompanhar

As placas gráficas actuais são capazes de produzir gráficos impressionantes, mas a Nvidia já nos mostra o que será possível fazer-se com a próxima geração de GPUs, usando a sua nova Titan X com 12GB de VRAM para criar mundos em tempo real que nada ficam a dever às animações que demoram horas a renderizar.

A Nvidia ainda não revelou grandes detalhes técnicos sobre esta Titan X com 12GB de VRAM, sabendo-se apenas que utilizará a próxima geração do GPU Maxwell (GM200) e que terá 8 mil milhões de transístores (para comparação, a anterior Titan Z, também com 12GB, ficava-se pelos 7 mil milhões).

Para demonstrar as capacidades deste "monstro", a Nvidia recorreu à Oculus VR, Epic e Weta para criar uma demonstração interactiva em realidade virtual - a correr na mais recente versão dos Oculus Rift (DK2) a 90fps - e onde teremos oportunidade de lidar bem de perto com o dragão Smaug do The Hobbit.


Mas temos também demonstrações que nos mostram a potência desta nova placa sem que seja necessário ter óculos de realidade virtual. O vídeo que se segue "Kite demo", está a ser apresentado em tempo real usando-se o Unreal Engine 4 e uma Titan X (uma... ou mais, imagino eu) e já seria capaz de enganar todos aqueles que pensassem que se tratava de um vídeo pre-rendered.

Já sabemos que os jogos não vivem só de gráficos bonitos... mas que dá gosto saber que há máquinas que podem fazer isto em tempo real, lá isso dá! (E embora por agora tenham preços proibitivos - fala-se de valores na ordem dos 1400-1500 dólares para esta Titan X - daqui por 3 ou 4 anos, será o tipo de potência que teremos em placas de gama média a preços bem mais acessíveis.)

... E se querem mais imagens bonitas, podem espreitar as demos do Unreal Engine 4 e Unity 5 na GDC 2015, e a Crytek também já mostrou o que vale o seu Cryengine na GDC.

1 comentário:

  1. Será ??? Só mesmo vendo... O que me faz não gostar muito de jogos que incluam árvores e plantas é o facto de estas parecerem sempre tão falsas, estranhas e feias que até dão vontade de parar de jogar. Geralmente são repetições da mesma planta com muito poucas variações. Pela imagem as plantas parecem muito realistas mas só depois de se olhar bem ao perto dentro do jogo é que se vai ver a verdade...

    ResponderEliminar