A fotografia não é nenhuma ciência ultra-complexa, mas há alguns princípios base que é necessário compreender. A "profundidade de campo" é uma das coisas que a maioria das pessoas quer saber (mesmo sem o saberem) para poderem aquelas fotos em que temos uma pessoa focada, com o cenário de fundo desfocado.
Embora seja confortável deixar as máquinas no modo automático, há alguns parâmetros que são críticos na fotografia: a distância de focagem, a abertura, e exposição. Hoje vamos centrar-nos apenas sobre a distância de focagem e a abertura; sendo que a exposição é "apenas" o tempo em que a câmara deixa o seu sensor (ou negativo) exposto à luz.
A distância de focagem é algo que também é fácil de entender: a lente deverá ser ajustada de modo a focar elementos à distância pretendida, por norma disponibilizando uma gama que pode ir de poucos centímetros até ao infinito. Mas, também facilmente se compreende que este valor não é um valor único mas sim um intervalo - e que quando se selecciona, por exemplo, focar algo a 5 metros de distância, também teremos focados os elementos que estiverem a 4.9 ou 5.1m. Até aqui tudo bem, certo?
O que vem baralhar um pouco a coisa é que este intervalo em que as coisas ficarão focadas - e que é chamado de "profundidade de campo" - é afectado simultaneamente pela distância focal e pela abertura. Isto faz com que seja possível jogar com estes dois factores de modo a criarem-se múltiplos efeitos, como por exemplo, criar um retrato onde apenas a pessoa fique focada e tudo o que estiver atrás de si fique desfocado (ou fazer com que tudo fique perfeitamente focado, como é mais comum). Claro que depois também poderão descobrir que afinal a vossa câmara/lente, não permite atingir a abertura que seria necessária para o que pretendem... e aí já começarão a perceber porque motivo há lentes que custam 100 euros e outras que custam 3000 euros. :)
Os dois vídeos que se seguem permitem visualizar de que forma a distância focal e abertura afectam a profundidade de campo, e se quiserem brincar com isso, têm aqui um prático simulador de profundidade de campo onde podem ver o efeito com valores que introduzirem.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)