2015/03/26

Periscope - o streaming de vídeo do Twitter


Depois dos Vines e dos seus mini-clips de vídeo, eis que o Twitter entra finalmente nos streaming de vídeo em directo com este Periscope.

Recentemente, uma app chamada Meerkat transformou-se num sucesso imediato por facilitar a criação e partilha de live-streams de vídeo no Twitter - e rapidamente começou a levar "o corte" do Twitter, como frequentemente acontece com as apps e serviços que o Twitter considera indesejáveis. E o motivo para tal torna-se ainda mais óbvio com a chegada deste Periscope (que por agora está disponível apenas para iOS, mas que também permite ver os streams na web - e em breve receberá também uma app para Android.)


A ideia é simples: se em vez de desejarem partilhar uma mensagem ou foto, quiserem partilhar aquilo que estão a ver, bastará dar um salto ao Periscope e começarem a vossa emissão de vídeo. É a ferramenta ideal para partilharem com o mundo um qualquer acontecimento "na hora" - e que ao contrário do Meerkat, dá a possibilidade de manter o vídeo gravado para que possa ser visto mais tarde pelos vossos seguidores.

Temos também a possibilidade de criar streams privados visíveis apenas para certas pessoas; e durante a emissão os espectadores podem mostrar o seu apreço enviando pequenos corações que vão "borbulhando" no canto do ecrã e que são visíveis para todos.

Na verdade, as comparações com o Meerkat acabam por se um pouco injustas, pois este Periscope é um serviço que o Twitter já estava a preparar há quase um ano - e que poucas semanas antes de ser lançado teve que gerir a chegada de um serviço concorrente idêntico e que foi feito à pressa em apenas dois meses. Essa diferença de tempo faz-se notar na qualidade e nos detalhes da app, e o simples facto do Periscope ser do Twitter irá fazer, por si só, que passe a ser o escolhido da maioria dos seus utilizadores.

Com sorte, já o pomos à prova no próximo meeting do Aberto até de Madrugada, para que todos possam acompanhar mesmo não estando fisicamente por perto. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)