2015/03/04

Project Morpheus chegará ao mercado em 2016


Sabemos que todas as grandes empresas andam a "brincar" com sistemas de realidade virtual, mas a Sony parece ter sido a primeira a avançar com uma data para o lançamento de algo concreto no mercado. Os óculos do Project Morpheus foram alvo de melhoramentos, e a Sony promete que chegarão às lojas durante a primeira metade de 2016.


A Oculus VR (agora do Facebook) muito tem investido nos populares Oculus Rift, mas ainda não se comprometeu com uma data para que lancem uma versão comercial (mas que se espera que aconteça antes do final deste ano). A Sony, que tem a vantagem de poder contar com a vasta plataforma PlayStation para automaticamente ganhar suporte para estes óculos VR, mostrou na GDC uns óculos melhorados, e diz que chegarão às mãos (e olhos) dos jogadores no primeiro semestre de 2016.


Embora ainda possam haver alterações até à versão final, esta versão mostrada na GDC já está a impressionar todos os que a experimentam. O ecrã utilizado foi melhorado, sendo agora um OLED de 5.7" Full HD (1920x1080 - dando 960x1080 para cada olho) que tem a particularidade de poder funcionar a 120Hz, para criação de imagens sem arrasto e com maior realismo, e proporcionando um campo visual de 100º. Do lado exterior, temos 9 LEDs que servem para detectar com precisão todos os movimentos em conjunto com a câmara da PS4, mesmo quando se olha "para trás".


Existem também melhorias a nível do conforto de utilização, incluindo um prático sistema que permite rapidamente levantar o ecrã para se ver o mundo real sem que seja necessário retirar o sistema da cabeça.

O facto da Sony poder aproveitar a plataforma PlayStation para promover este sistema poderá ser um trunfo valioso face a outras opções, que terão que combater os problemas iniciais de compatibilidade com múltiplos títulos, e as questões de se por tudo a trabalhar. Mas o factor essencial será mesmo o preço a que este tipo de produtos for comercializado. De qualquer forma, o melhor será ir começando a poupar desde já...


3 comentários:

  1. Será que este sistema já será mais pacífico no que toca à sensação de náusea, e posterior dor de cabeça, que acontece no Oculus?

    ResponderEliminar
  2. Antes disso vai chegar ao mercado os óculos da Valve ("até o final do ano") que prometem ser ainda melhores...
    http://www.roadtovr.com/valve-talks-advanced-vr-rendering-live-blog-5pm-pst/

    ResponderEliminar
  3. No site da Valve dizem que "DEVELOPER EDITION AVAILABLE SPRING 2015" e "CONSUMER PRODUCT AVAILABLE HOLIDAY 2015"...
    http://www.htcvr.com/

    ResponderEliminar