2015/03/02

Samsung apresenta o Galaxy S6 e S6 Edge


A Samsung decidiu antecipar-se à abertura do MWC para apresentar o seu novo topo de gama, que desta vez - tal como já se previa - chega-nos em duas variantes: o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge.

A Samsung parece ter-se fartado das críticas de que os seus Galaxy S tinham uma construção "foleira" em plástico, e por isso desta vez apostou no metal e vidro como forma de fazer esquecer isso. Temos vidro Gorilla Glass na frente e na traseira dos Galaxy S6, e com um tratamento especial que lhes dá um brilho "metálico". No caso do Edge, temos um modelo onde a superfície frontal e ecrã se dobram sobre as partes laterais, e que criam o efeito de que não tem "margens".

Quanto ao hardware: temos ecrãs Super AMOLED de 5.1" com 2560x1440 pixeis (577ppi), CPU Exynos octa-core, 3GB RAM (LPDDR4), 32/64/128GB de memória UFS 2.0 (a tal de alta-velocidade), câmaras de 5 e 16MP (ambas com live HDR e estabilização ópica na traseira) com lentes F/1.9, sensor de frequência cardíaca (que também serve para assistir o white balance da câmara), LTE Cat 6 (300Mbps), WiFi ac, e baterias de 2550 (S6) e 2600mAh (S6 Edge).

Desta vez não temos expansão de memória via microSD, mas ganhamos compatibilidade com carregadores wireless, tanto com o sistema da WPC como da PMA (e sim, com os carregadores Qi) assim como velocidade de recarregamento 1.5x  mais rápida, que deverá dar 4h de autonomia com apenas 10 minutos de carga. O botão de home continua a ter o sensor de impressões digitais - agora sem necessidade que se passe o dedo a deslizar - e dando um duplo clique no mesmo somos levados para a câmara em apenas 0.7s a partir de onde quer que se esteja.

E por fim, tamos também um Android 5.0 Lollipop que vem menos "adulterado" - segundo a própria Samsung, foram removidas 40% das coisas do TouchWiz nesta versão. Estes novos Galaxy S6 começarão a ser vendidos a 10 de  Abril, e estarão disponíveis em branco, preto, e dourado, com duas cores adicionais exclusivas: azul para o S6, verde para o S6 edge.

Foi a concretização de praticamente tudo o que se tinha ficado a conhecer nos rumores das últimas semanas, e não há dúvida que o modelo "edge" se torna num gadget altamente apetecível e com um design único (mesmo tendo algumas partes que parecem ter sido aproveitadas directamente de um iPhones 6) - agora só falta mesmo saber se o mercado está disposto a pagar os preços que a Samsung vai pedir. Que me dizem vocês?


Fiquem com o resumo vídeo da apresentação em 60 segundos... seguido da versão na íntegra para quem quiser ver tudo o que se passou.




3 comentários:

  1. Se fizer HDR em video 4K, já sabemos que tem OIS, é muito provavel que venha a ser a minha próxima camara de filmar com algumas funcionalidades avançadas de smartphone ;)

    O Live HDR não quer dizer que consiga registar HDR em video mas é um bom principio.. será que este usa o mesmo sensor sony IMX240 da camara do Note 4 (ambos 16MP), ou será o tal sensor que a Sony ía ter com tecnologia do IMX230 (20MP)? ou será apenas o mesmo sensor do Galaxy S5 (fabricado pela Samsung) mudando apenas as lentes?

    Seja como for o que mostraram na apresentação parece fazer milagres com pouca luz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que parece este S6 usa o mesmo sensor do Note 4 (Sony IMX240) mas com ópticas diferentes e com mais abertura, portanto consegue melhores resultados com pouca luz.
      Será que este IMX240 é o sensor de 16MP que a sony anunciou que iria estar disponível juntamente com o IMX230 (de 20MP) ? é estranho não se encontrar gramdes informações sobre o IMX240 e apesar de tudo o Note 4 saíu antes da sony anunciar o IMX230 (também é verdade que nunca anunciou o IMX240) no entanto parece ser do melhor que se usa actualmente em smartphones, só falta saber se é capaz de 4K HDR :) que é a "million dollar question" para o S6 pois no note 4 não faz...

      Eliminar
  2. E vão ser compatíveis com a nova versão dos óculos de realidade virtual da Sansung que vai sair durante o próximo verão...
    http://www.roadtovr.com/new-samsung-gear-vr-specs-detailed-usb-power-whilst-in-use-15-smaller/

    ResponderEliminar