2015/03/23

Smart Lock do Lollipop vs. Smart Unlock

Manter um equilíbrio entre a segurança e a facilidade de utilização nem sempre é fácil. O António Rodrigues fala-nos das várias opções disponíveis nos smartphones Android e de como as podemos usar da melhor forma para nos simplificar a vida.


O Android 5 Lollipop trouxe consigo algumas novidades de relevo e uma das mais úteis, a Smart Lock, foi pensada para facilitar e tornar a consulta da informação nos nossos smartphones mais cómoda, fácil e directa. Esta tem atraído muitas atenções e está a fazer as delícias de muitos utilizadores. Apesar de só estar disponível no Lollipop, existem alternativas para quem tem versões anteriores do Android.

Afinal, o que é isto do Smart Lock e Unlock e como os podemos usar para facilitar a nossa vida?

Smart Lock

Quando configurada e activa, a funcionalidade de sistema Smart Lock assume o controlo e impede que o telemóvel exija sempre a sequência de desbloqueio que tiver pré-definida (Pattern, PIN, Password...). A única condição é que o smartphone se encontre conectado a um dos dispositivos previamente identificados como de confiança, seja Bluetooth, NFC, a localização actual ou mesmo o reconhecimento facial.

Desta forma, podemos definir facilmente como dispositivos "de confiança" os nossos computadores ou carros (Bluetooth), outros smartphones ou tablets (NFC), ou localizações (Casa, Trabalho) e beneficiar da conveniência que este sistema proporciona.




Sendo conhecido que consultamos o telemóvel entre 110 a 150 vezes por dia em média, é fácil perceber a relevância desta funcionalidade pois de proporcionar acesso directo ao dispositivo :)

Embora bastante conveniente, ainda há no entanto momentos em que temos necessidade de bloquear temporariamente o dispositivo, para evitar males maiores.

Um exemplo é no local de trabalho: enquanto está junto do telemóvel é muito cómodo não ter que introduzir a sequência de desbloqueio sempre que se espreita o mesmo. Mas se tiver que se ausentar por um curto período, não vai querer que alguém faça o mesmo sem o seu conhecimento, certo?

A Google pensou nisso: é possível forçar rapidamente o bloqueio mesmo quando o Smart Lock está activo, embora a opção esteja algo escondida.

Basta ligar o ecrã e em seguida pressionar uns segundos sobre o ícone do cadeado (localizado na parte inferior). Segue-se uma breve vibração e mensagem a informar que o dispositivo está bloqueado.

Nota: é possível que não funcione caso tenham alguma app do tipo Lock Screen instalada.

Obviamente, na próxima vez que quiser usar o seu telefone terá que executar a sequência de desbloqueio que tiver pré-definida (Pattern, PIN, Password...). Após essa operação o Smart Lock assume o comando e volta a operar da forma normal.




O que falta...
Discussões sobre questões de segurança à parte, a Google tem vindo a melhorar o sistema. Por exemplo, recentemente passou a ser compatível com o Google OS e Chromebooks-

Ainda assim apresenta algumas falhas, sendo a mais notória e pedida pelos utilizadores: a falta suporte a dispositivos WiFi! Por alguma razão que a Google ainda não comentou (SSID/MAC spoofing?), não é possível definir as redes/routers Wireless como Trusted Places/Devices.

Também não é ainda suportado em Tablets.
Mas a grande limitação é a disponibilidade: só é suportado em equipamentos com Android 5.x Lollipop - todas as versões anteriores ficam assim de fora.







Na minha experiência com o Smart Lock com dois smartphones, Nexus 4 e Motorola G (2014) com Android 5.0.2, obtive exactamente o mesmo resultado: por mais que active/desactive as opções simplesmente... não funciona ou funciona de forma algo intermitente!
Por localização nunca tive sucesso; por bluetooth funciona no carro e em casa, mas de forma errática - vai alternando entre ter que introduzir ou não a sequência de desbloqueio (após a primeira vez, sempre necessária).


Alternativas
Quem não tem ainda acesso ao Lollipop ou, tal como eu, tem dificuladade em que Smart Lock funcione correctamente, pode optar por uma alternativa muito válida desenvolvida pela comunidade XDA: o Smart Unlock.

 


O principio de funcionamento é o mesmo, mas acrescenta o suporte a redes WiFi por SSID: quando no alcance da rede pretendida basta escolher a partir da lista e adicionar como dispositivo de confiança. A partir desse momento, enquanto estivermos conectados a essa rede o telemóvel nunca pede a sequência de desbloqueio do ecrã inicial.

Assim que nos afastamos da rede o suficiente para o Android perder a ligação com a mesma, o bloqueio volta a ficar activo e o telemóvel de novo protegido contra acessos indevidos e directos.





Além de WiFi, conta também com suporte a Bluetooth. Já o suporte a NFC e GeoLocation está em fase de testes e será disponibilizado em breve.

Existem outras apps semelhantes na Playstore. De algumas que experimentei, esta revelou-se a mais fiável:
  • Suporte a Android desde a versão 4.0 e superior
  • Configuração e operação totalmente simples e transparente
  • Suporte a redes WiFi
  • Look Material Design


Smart Unlock (XDA)
Desenvolvida e mantida por KuRouZu and HaZeX.
Tópico da app no fórum XDA:
http://forum.xda-developers.com/apps/smart-unlock/app-smart-unlock-xda-version-skip-t2974396

Link de download directo (versão gratuita, limitada a 3 dispositivos):
http://loadinghome.net/smartunlock_XDA.apk

Link PlayStore (versão completa, €1.99):
https://play.google.com/store/apps/details?id=net.loadinghome.smartunlock


Artigo escrito por António Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)