2015/03/23

Computadores com Windows 10 poderão não deixar instalar sistemas operativos alternativos


O Windows 10 poderá estar a tornar-se no Windows que todos desejavam, mas há uma pequena alteração que vai reacender toda a polémica em torno do "Secure Boot", e que desta vez poderá mesmo significar o fim da possibilidade de se instalarem sistemas operativos alternativos.

O Secure Boot é um sistema que garante que o computador só irá executar um sistema de arranque validado e seguro, e assim evitar a potencial infecção por vírus ou malware que se tentasse entrar no sistema por esta via. Na teoria parece bem; na prática pode evitar que utilizem um qualquer sistema operativo "não reconhecido".

A polémica gerada por esta opção foi tal que fez com que a Microsoft tivesse definido que qualquer computador certificado para o Windows 8 tivesse que permitir a desactivação desta opção, se o utilizador assim o desejasse. Mas com o Windows 10, esta obrigação desaparece, e um fabricante de computadores certificados para Windows 10 já não é obrigado a deixar desactivar o Secure Boot.

Isto não significa que as coisas mudem - os fabricantes poderão continuar a dar essa possibilidade aos utilizadores - mas é mais um pequeno passo que levanta preocupações sobre o rumo que se está a tomar. Bastará um fabricante deixar de dar esta opção, argumentando que o faz "pela segurança", para que os outros se apressem a fazer o mesmo, fazendo com que também nos PCs passemos a ter o equivalente aos locked bootloaders dos dispositivos mobile.

Mesmo que me pareça improvável que os fabricantes deixem de disponibilizar motherboards "abertas"; a consequência desta medida seria fácil de prever, também usando os dispositivos mobile como exemplo: em breve começariam a surgir sistemas para desbloquear esta opção, voltando a dar controlo aos utilizadores - mas à custa de complicações acrescidas. Sinceramente, esperemos que as coisas não sigam por aqui...



5 comentários:

  1. Vamos ver como é que os fabricantes reagem a isto, e se a Microsoft vai "suborná-los" para que os computadores venham bloqueados.

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que isto não aconteça. Se não é da forma que da próxima compro um PC sem OS e meto-lhe Linux primeiro que Windows.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já responderam no segmento dos Desktop näo deves ter esse bloqueio, mas numa esmagadora maioria dos portáteis aí sim uma boa parte deve vir com alguma limitacäo. Em teoria deviamos ter PCs sem SO ou Linux mais baratos, e por norma vem o Windows instalado...

      Eliminar
  3. No mercado das motherboards e workstations duvido que isso aconteça.

    Agora nos portáteis, principalmente nos que são do segmento até aos 400€, isto vai-se tornar numa realidade mesmo feia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o que vai restar praticamente serão os portáteis Clevo, a não ser que os outros fabricantes comecem a oferecer mais opções.

      Eliminar