2015/03/28

Telescópio espacial James Webb deverá ser lançado em 2018


O telescópio espacial Hubble permitiu-nos ver o Universo com mais clareza que nunca, mas quando nos relembramos de que se trata de um telescópio lançado em 1990 é impossível não imaginarmos quanto mais seria possível ver-se usando tecnologia mais actual - em 2018 saberemos, com o lançamento do telescópio espacial James Webb.

O James Webb Space Telescope (JWST) tem lançamento previsto para Outubro de 2018 e vai permitir observar os confins do cosmos com maior qualidade que nunca. Este sucessor do Hubble e do Spitzer conta com um espelho principal com mais de 6 metros de diâmetro (segmentado em hexágonos "desdobráveis" para que mantenha um tamanho compacto durante o lançamento) que permitirá uma área de exposição à luz bastante superior à do Hubble: 25 m2 vs 4.5m2.

Este projecto tem sido polémico pois já sofreu enormes derrapagens financeiras que colocam o custo total na ordem dos 8 mil milhões de dólares(!) mas finalmente as coisas parecem ter entrado nos eixos e o seu lançamento está agendado para 2018.

Este telescópio irá ficar posicionado num dos ponto de Lagrange do Sol e da Terra (a 1.5 milhões de quilómetros do nosso planeta), pontos de equilíbrio gravítico que facilitam manter a sua posição, e aproveitando o facto para assim se poder proteger do calor e luz do Sol e da Terra usando um único escudo. (Alguns dos seus sensores têm que ser mantidos a temperaturas de -220ºC.)

O James Webb vai espreitar o Universo principalmente no espectro dos infravermelhos, mas tem também capacidade para detectar as cores vermelha e laranja no espectro visível. Mal podemos esperar para ver com que novas imagens do Universo nos irá presentear assim que chegar ao seu destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)