2015/03/24

UglyEmail mostra-te que emails te estão a "espiar" no Gmail


O email é uma das mais eficazes formas de comunicação, mas há quem queira ter maior controlo sobre a forma como os seus destinatários vêem os seus emails; e este UglyEmail mostra-nos quando alguém recorre a essas técnicas que muitos consideram ser uma invasão de privacidade.

Os emails são eficientes, e é possível saber-se se foram entregues no servidor de destino, mas a partir daí não há forma garantida de saber se alguém efectivamente leu o email. Os sistemas que existem dependem da "boa vontade" dos utilizadores ou clientes de email utilizados; ou então recorrem a sistemas de tracking, como o que esta extensão UglyEmail para o Gmail e Chrome procura identificar.

O sistema de funcionamento é simples, uma vez que não é possível saber-se directamente quando alguém abre um email, insere-se uma imagem no email - que pode ser um simples pixel transparente e visualmente indetectável - e depois fica-se a aguardar para saber se alguém tenta fazer um acesso a essa imagem. Esta táctica é frequentemente utilizada tanto por spammers (para ver se o email foi visto) como para sistemas de estatísticas de campanhas de email, e haverá certamente quem goste de ficar informado se está potencialmente a ser "espiado".

Importa relembrar que uma forma de escaparem a este tracking é desactivar a exibição de imagens no Gmail - ou usarem outra extensão que bloqueie estas imagens, como o PixelBlock - e de que actualmente a quantidade de informação que é possível obter-se usando este método é bastante mais reduzida do que era dantes, uma vez que o Google serve de intermediário na apresentação das imagens no Gmail. Sem isso, seria possível terem acesso ao vosso IP e outras informações sobre a vossa máquina; coisas que assim continuam a estar inacessíveis, pois apenas saberão que a imagem foi acedida por um servidor do Google, e nada mais.

1 comentário:

  1. Este sistema não funciona no gmail porque este automaticamente abre todos as imagens, o sistema não o cliente, fazendo que não dê para fazer o tracking. Explico melhor porque poderão não entender. Posso nem ler o email o gmail assim que receber no sei servidor um imagem, abre-a logo e coloca uma "segura" no seu lugar.

    ResponderEliminar