2015/03/24

Magzet uma ficha áudio magnética que acaba com os "puxões"


Se costumam utilizar frequentemente headphones (ou earphones), certamente já terão passado pela situação de terem dado um valente "puxão" que vos arrancou os auriculares das orelhas ou - pior ainda - fez voar um smartphone ou portátil em direcção ao chão. O Magzet quer garantir que isso nunca volta a acontecer.

Ainda me recordo dos tempos em que se discutiam as vantagens e desvantagens dos cabos "encaracolados", e que permitiam ter uma melhor noção de quando se começava a puxar para perto do seu limite. Mas neste caso, a solução deste Magzet acaba por ser mais original.

O Magzet é uma ficha áudio que recorre à atracção magnética para se manter no sítio. Em caso de pressão exagerada, a ficha solta-se, deixando o jack áudio inserido no dispositivo - e sem o fazer voar em direcção a uma queda com consequências potencialmente catastróficas. Para além disso, temos outras vantagens como um mais fácil "desligar/ligar" do Magzet entre diferentes dispositivos - e nem sequer ficou esquecido o pormenor de que manter uma ficha inserida poderia interferir com o normal funcionamento do dispositivo (por exemplo, desactivando o áudio). Os criadores asseguram que a ficha será completamente indetectável até ao momento em que se faz a ligação magnética. E o facto de se tratar de uma ficha/adaptador faz com que possa ser usada com qualquer headphone que tenham.

O conceito é muito interessante, podendo ser descrito como uma espécie de "magsafe" para fichas áudio, e sem dúvida que não faltarão investidores para a sua campanha no Kickstarter. Se encararem o custo de 35 dólares pelo kit básico (dois jacks e uma "ficha") como um investimento que poderá evitar danos bem mais dispendiosos num smartphone/portátil que vá parar ao chão; depois só terão que esperar até Dezembro deste ano, e esperar que não haja atrasos.

3 comentários:

  1. É uma ideia interessante para vir já embutido nos dispositivos... dispensando assim mais um inestético buraco na carcaça...

    ResponderEliminar
  2. Pois mas parece-me que isto já está protegido com patentes e não tem hipótese de sair para o mercado.

    ResponderEliminar
  3. Ou então esperar pelos clones chineses

    ResponderEliminar