2015/03/08

WhatsApp está a banir permanentemente utilizadores que usam apps não oficiais?


O WhatsApp já tinha começado a bloquear temporariamente utilizadores que usassem apps não-oficiais, e agora há alguns que se estão a queixar de terem sido banidos de forma permanente e se encontram impossibilitados de aceder ao serviço.

O WhatsApp há muito que começou a dificultar a utilização de apps não oficiais com a desculpa de que essas apps poderão conter vulnerabilidades e servir como eventuais portas de entrada no serviço (como já aconteceu com o Snapchat). Mas banir os utilizadores de forma permanente poderia ser considerado igualmente abusivo...

Afinal, o que se passa é que esta suspensão "permanente" apenas se refere ao período em que mantiverem as apps não-oficiais instaladas. Em vez de apresentar o anterior contador de suspensão temporária, com um relógio em contagem decrescente, agora a suspensão manter-se-á até que desinstalem as apps respectivas, como as WhatsApp+, WhatsApp Reborn, ou OgWhatsapp.

Infelizmente é esta a tendência do momento, em que as redes sociais e serviços de comunicação se vão fechando cada vez mais sobre si mesmos, em vez de promoverem uma abertura que convide outros a juntarem-se a eles - mesmo se neste caso se pode entender (em parte) as suas preocupações com as questões de segurança.

... Mas a verdade é que as coisas poderiam ser bem pensadas, de forma a dar acesso a apps não-oficiais sem que fosse posta em causa a segurança dos seus utilizadores (da mesma forma que podemos usar apps que acedem ao Twitter, ou a partes da nossa conta do Google, sem termos que ceder as nossas passwords). Era só uma questão de haver boa vontade nesse sentido... coisa que não me parece que exista neste caso do WhatsApp (que agora pertence ao Facebook.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)