2015/03/04

ZTE Grand S3 dá uso ao Eyeprint ID para identificação pelos olhos


Se não vos agrada ter que usar o dedo para validarem a vossa identidade com uma impressão digital, que tal poderem fazê-lo olhando apenas para o smartphone? É isso que acontece com o novo Grand S3 da ZTE que recorre ao Eyeprint ID.

O Eyeprint ID, que nesta implementação pela ZTE é chamado "Sky Eye" permite identificar um utilizador unicamente pelos olhos. O processo de configuração implica seguir uma linha verde que sobe e desce no ecrã durante alguns segundos, e a partir daí poderemos comprovar nossa identidade simplesmente olhando para a câmara (depois de acordarmos o dispositivo e activarmos essa função). O processo de reconhecimento é feito em menos de um segundo, mas está dependente das habituais condicionantes visuais (condições de iluminação, distância a que estamos a segurar no smartphone, etc.)

O Eyeprint não faz nenhum reconhecimento visual como aquele que estamos habituados a ver nos scanners oculares como vemos nos filmes e que analisa os padrões das veias na retina, limitando-se a fazê-lo das veias na parte branca e visível do olho.

É um sistema interessante (assumindo que não se deixará enganar por uma fotografia impressa) e que tem a vantagem de poder ser feito sem necessidade de qualquer hardware adicional: basta ter uma câmara frontal com uma resolução decente. Aliás, a EyeVerify já tinha demonstrado este sistema Eyeprint em diversos equipamentos. Mas... interrogo-me se no pico do Verão, será prático ter que tirar os óculos de Sol e manter os olhos bem abertos, para que este sistema funcione... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)