2015/04/23

AdBlock Plus derrota jornais alemães nos Tribunais


A publicidade é uma das formas que os sites têm para ganhar dinheiro, e há quem ache que essa forma é um "direito", não aceitando a existência de ferramentas como o AdBlock Plus que removem essa publicidade dos sites. Na Alemenha, o caso foi a tribunal e - felizmente - a vitória foi a favor do AdBlock Plus.

Já estamos habituados a ver os fornecedores de conteúdos fazerem todos os possíveis por controlar aquilo que os utilizadores vêem (lembram-se dos tempos em que as estações de televisão queriam proibir os sistemas de gravação que permitiam "passar à frente" os anúncios publicitários?) Neste caso, são os editores de jornais alemães que decidiram levar a tribunal o AdBlock Plus por bloquear a publicidade apresentada nos seus sites.

Se o bom senso nos diz que este seria um dos casos que um tribunal deveria devolver à procedência sem desperdiçar tempo, sabemos também que nem sempre os juízes parecem ter juízo... pelo que nunca é fácil prever o desfecho deste tipo de casos. Felizmente desta vez o desfecho foi mesmo o que qualquer pessoal normal esperaria: de que o AdBlock tem toda a legitimidade para bloquear publicidade, e que isso é uma opção de cada um dos seus utilizadores (que pode também expressamente definir se o deseja fazer, ou não, para cada site.)

Claro que há aquele aspecto um pouco mais duvidoso, do AdBlock Plus contar também com uma lista de publicidade permitida, para parceiros que lhes paguem - mas também essa lista pode ser desactivada pelos utilizadores; que de resto também podem optar por outros adblockers disponíveis (como o mais eficiente uBlock.)


O que interessa é que assim se passa a ter um caso julgado na Europa, onde fica garantido o direito dos utilizadores poderem bloquear e modificar conteúdos de páginas web, conforme bem entendam. Talvez assim os editores consigam perceber que, mais do que tentar impingir publicidade excessiva nas suas páginas, talvez seja mais eficiente fazerem-no de forma a que os seus conteúdos continuem atractivos, de modo a que os utilizadores não sintam necessidade de recorrer a bloqueadores de publicidade.


Para mim, isto é um daqueles casos em que tudo depende do respeito mútuo: um site que respeite os seus visitantes e os trate bem, verá também recompensado esse tratamento com o não bloqueio da sua publicidade e até uns cliques nela de vez em quando, como forma de agradecimento.

7 comentários:

  1. Dei por mim que tinha o uBlock (que passei a usar em detrimento do AdBlock Plus a propósito da notícia aqui postada) activado no site Aberto até de Madrugada, lapso esse que já corrigi, desactivando-o nesta página para o efeito.

    Depois de desactivado e dado um refresh na página, percebe-se o respeito invocado em toda a sua dimensão.

    Parabéns ao Aberto até de Madrugada... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos 2! Também mudei para o uBlock depois do artigo aqui colocado há uns dias e agora, a propósito deste, também desactivei o uBlock que me tinha esquecido. :D

      Eliminar
    2. Passei também para uBlock depois de reparar que o acesso ao youtube estava com delays no acesso ao site. Depois de passar para o uBlock isso desapareceu.

      Eliminar
  2. estava aqui a pensar se devia instalar uma coisa dessas, mas por acaso, para o que costumo visitar na net, não vejo necessidade.

    ResponderEliminar
  3. tambem instalei o ublock, contudo não bloqueia certas publicidades no youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim tem bloqueado tudo, porém, nas definições do uBlock, activei desde logo o "bloqueio total", assim como as duas listas facultativas do AdBlock Plus.

      Eliminar
  4. Eu uso o Adblock há muito tempo. Não Plus, apenas Adblock. Aliás, já contribuí com uma pequena quantia. Não falaram neste e acredito que este não tenha lista "VIP".

    ResponderEliminar