2015/04/20

Android Wear prestes a funcionar sem smartphone por perto via WiFi


O Android Wear dedicado aos smartwatches foi um produto lançado "à pressa", e tem dependido das actualizações para ir corrigindo algumas limitações e ganhando novas funcionalidades. E agora está para breve a chegada de outra grande actualização que virá ajudar a torná-lo cada vez melhor.

Este novo Android Wear vem facilitar o uso dos smartwatches e dar resposta aos pedidos de muitos dos seus utilizadores. Por exemplo, a funcionalidade "always-on"deixa de se limitar ao mostrador do relógio, podendo agora exibir informação de forma contínua de qualquer outra app - útil verem listas de compras, ou um mapa do local para onde desejam ir (continuando a fazer a apresentação de informação em modo monocromático para poupança de energia).

Outra novidade, que já estava prometida: o Android Wear passa a suportar ligações WiFi, significando que já não estão limitados ao alcance do raio de acção bluetooth do vosso smartphone. Mesmo que tenham deixado ficar o smartphone em casa, poderão continuar a usar o vosso smartwatch no trabalho, ou em qualquer outro local onde tenham WiFi que permita a sua ligação à rede (e sim, inclui receber todas as notificações como se tivessem o smartphone no bolso).


Depois temos outros melhoramentos, como um acesso mais rápido a apps ou contactos tocando no ecrã; possibilidade de navegar pelos cartões activos rodando o pulso (dispensará a obrigatoriedade de utilizar a outra mão para o fazer); e até a possibilidade de desenharem um emoji, que supostamente será capaz de reconhecer o desenho e transformá-lo no símbolo apropriado (vou gostar de por isto à prova! :)
Esta actualização para o Android Wear será estreada no LG Watch Urbane mas chegará a todos os restantes smartwatches com este sistema ao longo das próximas semanas.

2 comentários:

  1. Seria interessante saber quais os dispositivos que já vêm com o hardware necessário para este update.
    Fiz alguma pesquisa relativa ao Moto360 e parece que apesar de não estar indicado nas specs, tem um módulo wireless que inclui Wi-fi e o BT

    https://www.ifixit.com/Teardown/Motorola+Moto+360+Teardown/28891

    Boas noticias para os utilizadores deste smartwatch, como eu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é se o Firmware do rádio será actualizado para activar, e se é do interesse da moto: é que os SoC actuais ainda consomem demasiado para a parca bateria, se ligas um wifi e vais à net/email em que tens o SoC,wifi e ecrãs ligados...nem 1h te dura.

      Eliminar