2015/04/20

Notícias do Dia

Porque motivo temos um drive "C:"; França quer que Google revele o seu algoritmo de pesquisa e tenha links para os concorrentes; o OnePlus One já pode ser comprado sem convites; um bug no Wink hub deixou milhares sem acesso às suas casas inteligentes; serão os robots actuais os robots assassinos do futuro; um novo motor eléctrico que vem revolucionar a aviação; como ter um ar condicionado que funciona a energia solar; e celebramos os 50 anos da Lei de Moore.


E antes de passarmos às notícias do dia, lembro que o nosso habitual meeting mensal é já neste próximo sábado - e de que não quererás perder a última pergunta para o passatempo que te pode dar uma mini plasma ball para electrificares a tua secretária.


Amazon abandona o TestDrive


A Amazon vai encerrar uma das suas funcionalidades mais originais da sua app store. O TestDrive permitia aos utilizadores experimentarem apps directamente no bowser, correndo um emulador Android no cloud, mas é algo que a Amazon diz já não fazer sentido actualmente. Este serviço era destinado principalmente aos jogos, que hoje em dia recorrem ao modelo "freemium" - pelo que podem ser automaticamente experimentados pelos utilizadores sem custo adicional.

O facto de estar apenas disponível nos EUA e de ter um número cada vez mais reduzido de developers a utilizá-lo também terá contribuído para o seu abandono.


Cortana poderá funcionar nos Android?


Muitos utilizadores já estarão satisfeitos com o que podem fazer com os comandos de voz nos seus Android, mas isso não impediu alguns hackers de "martelarem" as coisas de forma a transplantarem a Cortana da Microsoft para o Android.

O resultado é apenas uma prova de que tal seria possível, sendo por agora algo bastante limitado e sem qualquer intenção de se tornar numa "concorrente" da Cortana - mas considerando que a MS muito tem investido em levar os seus serviços para as plataformas concorrentes, não fica posto de parte a possibilidade de um dia destes vermos ser lançada uma Cortana para Android e iOS de forma oficial.


Bing com pesquisa de imagens melhoradas para iOS e Android

Pesquisar imagens com o Bing no iOS e Android passa agora a ser uma experiência mais "touch-friendly" que dispensa o teclado. As pesquisas de imagens fazem surgir "balões" de categorias apropriadas, simplificando processo de selecção/filtragem daquilo que se procura com simples toques.




Match.com não usa HTTPS para página de login


Hoje em dia é essencial usarem-se ligações seguras para tudo o que se faz na internet - particularmente em serviços que nos pedem login e password. Infelizmente há quem continue a não o fazer, mesmo quando se tratam de serviços com milhões de utilizadores, como o Match.com, que disponibiliza uma página de login apenas via HTTP "normal".

Faz-me lembrar o site do banco Millennium, que por cá também (ainda) não redirecciona o utilizador para uma página segura quando pergunta o login do utilizador, só o fazendo posteriormente, quando vai pedir a password (mas já deixando o username do cliente potencialmente em risco). (Mas ao menos neste caso podemos forçar manualmente a utilização do https escrevendo-o manualmente no url, ao contrário do que acontece com o match.com.)

Moral da história: se se preocupam com a segurança dos vossos dados, nunca, mas nunca, introduzam usernames ou passwords em páginas que não usem HTTPS.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)