2015/04/18

Ar condicionado a energia solar


O tempo quente está a chegar, e o preço crescente da energia faz antever contas igualmente crescentes para quem quiser manter a sua casa fresca. Então, porque não juntar o útil ao agradável e recorrer a um sistema que permita usar energia solar para manter o ar condicionado em funcionamento?

Não será preciso relembrar que o ideal será recorrer a todo o tipo de sistemas passivos para garantir uma climatização o mais confortável possível (isolamentos, caixilharias, controlo da exposição solar, circulação de ar, etc.) mas chegando-se ao ponto em que se opta, ou se é obrigado a optar, por um sistema de ar condicionado, o que interessará será reduzir o seu custo de operação.

O próprio conceito de alimentar um ar condicionado usando energia solar é daquelas coisas que "faz sentido". Se temos Sol em excesso para aumentar as temperaturas, teremos também Sol suficiente para maximizar a produção de energia solar - e então para quem passar o dia em casa, será da forma que poderá utilizar a energia directamente, sem ter que se preocupar com sistemas de baterias para acumular energia e utilizá-la durante a noite.

Neste caso, o sistema que nos é apresentado para este ar condicionado a energia solar é efectivamente completo, com um sistema de baterias que permite manter o ar condicionado durante 6h durante a noite - o que infelizmente também aumenta bastante o custo, para valores que economicamente não são atractivos (face a ir gastando a electricidade da rede.) Mas é uma questão de fazerem algumas simulações e verem se encontram uma opção que seja atractiva... com sistemas muito mais pequenos e económicos será possível fazerem-se coisas como suportar consumo "contínuo" que se tenha em casa (frigorífico, computadores, etc.)

E watt a watt... lá se vai conseguindo fazer com que a conta de electricidade não aumente no final do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)