2015/04/18

Mapa da nossa Galáxia mostra o pouco que sabemos sobre ela


O nosso Universo é um local tão vasto que se torna humanamente impossível tentar sequer "compreender" a sua imensidão; mas nada como por as coisas em perspectiva, para nos mostrar o quão pouco conhecemos da nossa própria galáxia.


Os telescópios terrestres e espaciais são capazes de espreitar o Universo profundo e captar imagens espectaculares, que nos mostram que estamos rodeados de coisas fantásticas para onde quer que se olhe. Mas são imagens cuja escala continua a ser "incompreensível", pelo que vamos reduzir as coisas um pouco mais... aos exoplanetas que já conseguimos detectar. E é aqui que a nossa miopia cósmica se torna aparente.

Como se podem ver no novo mapa espacial criado pela Nasa, a grande maioria dos exoplanetas descobertos até ao momento situam-se praticamente "em cima de nós", com as restantes excepções a serem detectadas graças ao efeito de lente gravitacional onde a distorção do espaço causado pela passagem de uma estrela (ou outros objectos com gravidade suficiente para distorcer o espaço) permite ampliar a imagem de estrelas mais distantes e facilitar a detecção de planetas que atenuem a sua luminosidade.

Facilmente se pode imaginar como é frustrante saber que sabemos tão pouco sobre o nosso Universo, e que nem sequer conseguimos ver decentemente aquilo que se passa na nossa própria Via Láctea. Mas... lá para 2018 deveremos começar a ver as coisas um pouco melhor, e quem sabe que novos avanços o futuro trará, para saciar a nossa infindável curiosidade de saber o que se passa "lá fora".

1 comentário:

  1. "Isto" é tudo tão imensamente grande que me faz uma gigante confusão a naturalidade que existe em ignorar estes assuntos no dia a dia... talvez um dia isso mude, mas para já, parece-me que algo está errado e era preciso haver um grande abanão para acordarmos...

    ResponderEliminar