2015/04/11

Telescópio do Atacama apanha o efeito de lente gravitacional previsto por Einstein


Há muito que já se demonstrou e comprovou a previsão feita por Einstein de que a gravidade distorce o espaço - fazendo com que seja possível ver objectos que na realidade estão a ser tapados por outros elementos com gravidade suficiente para causar essa distorção. Mas raras são as situações em podemos assistir a um alinhamento perfeito desse fenómeno, como o que foi apanhado no Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Esta imagem circular foi apanhada no ALMA enquanto se estavam a fazer testes para avaliar a sua resolução, e mostra-nos uma galáxia (SDP8.1) que está a 12 mil milhões de anos luz de distância, quando vista "ampliada" por outra galáxia mais próxima (a 4 mil milhões de anos luz) que se "meteu pelo meio".

O seguinte vídeo mostra de forma mais clara como este distorção ocorre:



Podemos dizer que é uma conjugação perfeita de factores, tal como aquele que faz com que por cá possamos assistir a eclipses solares "perfeitos", onde o tamanho da nossa Lua coincide perfeitamente com o tamanho do Sol de forma a tapá-lo de forma perfeita (o que nem sempre acontece, por vezes dando origem aos eclipses anelares.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)