2015/04/11

Matemática ajuda a ver Titan melhor que nunca


A morosidade da preparação das missões espaciais, aliado ao longo tempo de viagem das sondas até ao seu destino (por vezes décadas) faz com que as mesmas tenham quase sempre equipamento que se poderá considerar obsoleto. Mas por vezes, há formas de aproveitar imagens de fraca qualidade e transformá-las em imagens de alta qualidade.

Já estamos habituados a que, nos filmes e séries, qualquer vulto ou reflexo de um suspeito apanhado numa câmara de vigilância possa ser melhorada ao ponto de permitir ver quem é. E um cientista na NASA decidiu recorrer à mesma táctica para melhorar as imagens de Titan que vinham cheias de ruído.

Claro que na vida real as coisa são "um pouco" mais complicadas que nas séries de ficção, mas depois de alguma investigação lá descobriu um trabalho de investigadores matemáticos que podia ser usado precisamente para processar as imagens cheias de ruído e convertê-las em imagens com muito melhor qualidade - e com a devida atenção para que este processamento não introduzisse elementos artificiais "inventados" nas imagens.

Como se pode ver pela imagem, os resultados falam por si, e é bom ver que desta vez o célebre "let's enhance that" das séries se traduziu em resultados práticos no mundo real.

2 comentários:

  1. Abandonaste o Planet Geek?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Pode ser algum "soluço" dos feeds. Já pedi para verificarem.
      (Obrigado pelo aviso. :)

      Eliminar