2015/04/20

QUIC já acelera metade das comunicações com o Google


Todos sabemos que o Google é um dos principais interessados em maximizar a eficiência das comunicações na Internet, e uma das formas como o faz é usando o QUIC.

Já lá vão dois anos desde que ficamos a conhecer o QUIC, um novo protocolo que troca o fiável TCP pelo mais imediato UDP. E agora o Google vem partilhar os resultados que tem obtido com este sistema.

As ligações TCP dominam a web, oferecendo um protocolo que garante a entrega dos dados e a sua integridade, tratando de os reenviar se necessário. O problema é que estabelecer uma comunicação TCP entre o emissor e receptor pode demorar cerca de 100ms, ou até 300ms no caso de se usarem ligações seguras como as que agora se exigem para praticamente tudo. Com o QUIC, esse valor pode reduzir-se para 0ms.


Esta possibilidade de comunicações sem atraso torna-se essencial para pesquisas mais imediatas (ou à medida que estamos a escrever o que queremos pesquisar), e também para coisas como o streaming de vídeo - com os utilizadores do YouTube a reportarem menos pausas quando estão a usar o QUIC.

Mesmo no caso da página de pesquisa do Google, uma das páginas mais optimizadas do mundo, o Google regista uma melhoria de cerca de 3% na velocidade de carregamento com o QUIC; que parece pouco mais se traduz em resultados bem palpáveis, especialmente quando se tratam de ligações lentas e de fraca qualidade - e onde a utilização do QUIC pode resultar numa poupança de um segundo no tempo carregamento.

Actualmente já cerca de metade das comunicações entre o Chrome e os servidores do Google são feitos usando o QUIC, e o Google espera continuar a expandir a sua utilização, propondo-o também como standard ao IETF para que possa ser adoptado por todos.

Se usam o Chrome podem ver estatísticas sobre a utilização do QUIC neste endereço:
chrome://net-internals/#quic

(E caso esteja desactivado, podem activá-lo manualmente - Experimental QUIC protocol - em chrome://flags/ )

2 comentários:

  1. Com isso activo sites do Google (Gmail por exemplo) estavam sempre a dar problemas.
    Podem confirmar se também acontece convosco?
    Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui tem estado activo e a mostrar dezenas de sessões abertas, e não notei qualquer problema.

      Eliminar