2015/04/18

Corta-relvas da iRobot está a incomodar... os astrónomos


Quando se fala de um cortador de relva robótico, a primeira coisa que nos passará pela cabeça é a ideia de descanso - mas para os astrónomos, estes pequenos assistentes do jardim parecem estar a causar grandes dores de cabeça.

É difícil imaginar quem pudesse ficar chateado com um pequeno robot corta-relvas - mesmo no caso de vizinhos mais problemáticos, a diferença entre um cortador de relvas robótico ou um manual não dá grande margem de manobra para que se fique (mais) incomodado. Mas os astrónomos não são uns vizinhos quaisquer, e têm preocupações bem válidas para isso.

Em causa está o sistema de definição das áreas do terreno a aparar. Para que o robot saiba os limites do terreno é necessário definir as margens. Uma das técnicas consiste em enterrar um cabo a circundar as áreas respectivas, e nesse caso não há motivo para preocupações. O problema surge quando se considera o sistema alternativo que a iRobot está a criar.

Para evitar a necessidade de se escavar o terreno para enterrar o cabo, a iRobot propôs a utilização de estacas que actuam como beacons wireless para sinalizar os limites do terreno. Uma solução bem mais prática para os clientes... mas que está a deixar os astrónomos bastante preocupados. É que a iRobot quer utilizar as frequências na gama dos 6240-6740 MHz, que é uma das gamas utilizadas pelos radiotelescópios e essencial para a detecção de metanol nas suas observações.

Caso a iRobot venha a obter permissão para usar estas frequências os astrónomos querem que seja criada uma zona de interdição de 90Km em redor dos observatórios, em que não se possa usar este sistema da iRobot - enquanto que pelo seu lado, a iRobot diz que isso é exagerado, e que bastaria um raio de 20Km para evitar qualquer possibilidade de interferência (referindo também que na maioria dos casos os observatórios estão localizados bem longe de zonas urbanas ou residenciais.)


De qualquer forma não deixa de ser um caso caricato... que coloca robots corta-relvas em confronto directo com rádio-telescópios. Só esperamos que o caso se resolva de forma satisfatória para ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)