2015/04/19

Novo motor eléctrico vem revolucionar a aviação


Imaginar um futuro onde os aviões comerciais recorram a motores eléctricos será algo que muitos poderão considerar ficção científica... Mas agora um novo motor revolucionário desenvolvido pela Siemens vem mostrar que a ficção se pode tornar realidade muito mais depressa do que se imaginaria.

É incrível como recorrentemente somos levados a acreditar que certas coisas são "impossíveis", até que alguém se aplica ao assunto e mostra que afinal é possível. Usar motores eléctricos nos aviões é algo que até ao momento tem sido de forma unicamente experimental, e sem grandes expectativas de poder ser utilizado em aviões comerciais - mas investigadores da Siemens vêm mostrar que não tem que ser assim.

Estes investigadores criaram um novo motor eléctrico que bate o recorde de potência/peso, pesando apenas 50Kg mas podendo gerar 250Kw de saída de forma contínua - prestações cerca de cinco vezes melhores que os motores existentes actualmente. Este motor foi concebido de raiz para a aeronáutica, podendo ser ligado directamente às hélices, e abrindo as portas para a criação de aeronaves eléctricas maiores e com maior capacidade de carga (até 2 toneladas). No final do ano começarão os primeiros voos de teste, com a esperança de que esta tecnologia possa chegar ao mercado num futuro não muito distante - mesmo se associado a sistemas híbridos de propulsão.

Ficamos também com curiosidade em saber de que forma é que este motor poderá afectar a indústria dos automóveis eléctricos, uma vez que os seus motores têm uma potência de cerca de 2kW por Kg, menos de metade dos 5kW por Kg que este novo motor produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)