2015/04/25

Digistump Oak - um micro Arduino com WiFi por $10


Os criadores do Digispark estão de regresso ao Kickstarter com mais um projecto - o Oak - que se torna irresistível para todos os que queiram criar módulos de baixo custo com conectividade WiFi e à cloud (a dita Internet of Things).

Tal como os anteriores Digisparks, este Oak ;é um módulo de tamanho reduzido, e que já inclui WiFi que o  liga directamente e automaticamente à cloud. E esta ligação não é usada apenas para o acesso a um Oak já programado, mas também para todo o seu desenvolvimento e debug - que é feita inteiramente através do browser sem necessidade de instalação de programas adicionais (mas se quiserem, poderão usar o IDE do Arduino).

O Oak contém um micro-controlador de 32 bits a 80Mhz, com 64Kb de RAM e cerca de 300KB disponíveis para programas do utilizador (é pouco, mas lembrem-se que é dezenas de vezes mais potente do que um ZX Spectrum).

Como é habitual, temos váriios pinos de input/output, digitais e analógicos, PWM, UART, I2C, etc. E usando-se a RootCloud - serviço de cloud gratuito - torna-se extremamente simples criar coisas como um dashboard na web que mostra dados de um Oak em tempo real.

Com um preço de apenas $10... que mais se poderá pedir? (No meu caso foi fácil... em vez de pedir um, optei pelo pack de três. :)


4 comentários:

  1. Viva,

    tens ideia das taxas alfandegárias e portes?

    obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para estes valores reduzidos, não se paga nada extra.

      Eliminar
  2. Paga sim! A receita me taxou em 60%

    ResponderEliminar