2015/04/12

Google indexou documentos pessoais de NAS e discos de backups


Como se sentiriam se numa pesquisa do Google descobrissem as vossas fotografias de férias, documentos pessoais com as vossas finanças e passwords, e tudo o mais que pensavam estar guardado em segurança num dos vossos discos em casa? Por mais assustador que possa parecer, é que tem acontecido a muitas pessoas... e a culpa não é do Google mas sim delas próprias.

A maioria das pessoas já se habitou a conviver com a "cloud", e conhece as vantagens de poder ter o acesso às suas coisas em qualquer lado, assim como estar precavido contra eventuais avarias nos discos que fizessem desaparecer os seus preciosos dados. E isso é algo que se torna mais simples e prático que nunca graças a produtos como os Seagate Personal Cloud; Seagate Business NAS; Western Digital My Cloud; LaCie CloudBox; e outros discos e NAS que possibilitam essa intagração com as "clouds" da internet.

O problema é quando os utilizadores que activam essas funcionalidades não se preocuparem em garantir que as mesmas só estão acessíveis a quem realmente deverá ter acesso.

Se inadvertidamente disponibilizarem todos os seus ficheiros publicamente, será apenas uma questão de tempo até que os Google os encontre e adicione à sua imensa base de dados - e antes que alguém se lembre de dizer que o problema é do Google, que não deveria andar a pesquisar tudo o que possa encontrar, importará relembrar que não é só o Google que faz isto, e que para além de todos os outros motores de busca, existirão também muitos entidades e grupos que o estarão a fazer... possivelmente com intenções bem mais preocupantes.

Caso tenham algum equipamento que esteja a fazer esta disponibilização dos dados na cloud, importará garantir que os mesmos estão efectivamente seguros e não acessíveis para o público, e caso o aviso já venha tarde... mudar o mais rapidamente possível todas as passwords que eventualmente pudessem ter guardadas em documentos que possivelmente se tornaram públicos, e garantir que o mesmo não volta a acontecer,

2 comentários:

  1. é por isso que eu não vejo a nuvem como o futuro!!!
    porque "toda" a gente tem livre acesso por parte destes individuos...
    backup e tudo mais? só em discos fisicos, não tem aqui nada de guar na "nuvem"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pelo contrário acho que o armazenamento local tem os dias contados.

      Eliminar