2015/04/12

Cartões de 512GB mostram os limites das DSLRs


Um cartão de 512GB poderá ser visto como um sonho para a maioria dos fotógrafos que continuamente tem que trocar de cartões de memória a tirar fotos; mas para esta capacidade em perspectiva, estes cartões começam também a mostrar os limites físicos das próprias câmaras.

Para aqueles fotógrafos que têm que gerir o espaço livre disponível de cada vez que tiram uma foto, a utilização de um cartão de 512GB apresentar-lhes-á um quase infindável numero de fotografias disponíveis. Numa Nikon D4s o ecrã exibe uma capacidade para 347 mil fotos JPEG, ou 13800 em RAW!

O problema é que, como já vimos, a actuação dos obturadores/shutters físicos é uma manobra algo violenta, que causa desgaste nas peças, e que por normal tem um número limite de actuações. Nada impede que uma câmara continua a funcionar por muito mais tempo, mas para referência, o número indicado pela Nikon para a D4s é de 400 mil actuações; um valor que não fica muito distante dos 347 mil necessários para encher um destes cartões.

Quer isto dizer que, teoricamente, assim que encherem um destes cartões com fotos JPEG, já estará na altura de considerarem trocar de câmara - e que muito provavelmente a câmara não sobreviveria a encher duas vezes um destes cartões de 512GB (que por agora custam entre 600 e 800 dólares, o que também ajuda a que não seja um "problema" para a maioria dos utilizadores - para além da possibilidade de que um cartão estragado/roubado/corrompido/etc. poder fazer desaparecer mais de 300 mil fotos de um momento para o outro.)

... E pensar que ainda há "uns tempos", o meu sonho era vir a ter um cartão de 128... MB!

2 comentários:

  1. Parece um avanço bom, mas em termos de fotografia prefiro ter vàrios de 16gb que um de 512gb.
    Basta pensar se o menino avaria, qual o número de fotos que não iremos perder.

    Já em videos filmados em HD não sou tão radical.

    ResponderEliminar
  2. Assume-se que quem faz vida da fotografia não irá deixar o trabalho pendente em apenas um cartão (eu não o faria).

    Este tipo de cartões são certamente para quem faz vídeo. E basta ver que assim de cabeça, uma meia hora de vídeo (o limite da D4s) deve ficar em qualquer coisa com uns 50GB @ 24Mbit/s.

    ResponderEliminar