2015/04/13

Google Now ganha nicknames e vai poder reconhecer o dono pela sua voz


O Google não pára de ir melhorando os seus produtos, e para quem tem um Android poderá - finalmente - atribuir alcunhas aos seus amigos, entre algumas melhorias que estão a ser preparadas a nível do reconhecimento de voz.

Se tiverem a mais recente app do Google (4.4.9.16) poderão dar um salto às definições de contas e privacidade para descobrirem uma nova secção de "Nicknames" onde poderão criar e gerir alcunhas para os vossos contactos. É uma opção que não deixa de ser um pouco estranha, pois já existe um campo para alcunhas nos contactos do Google - mesmo que as pessoas não estejam habituadas a usá-lo - mas... se calhar o propósito é facilitar isto por pressão do que se pode fazer no iOS com a Siri (que já permite esta criação de alcunhas há bastante tempo).

Não menos interessante são outras coisas que já estão presentes nesta nova versão (mas escondidas) e que revelam as intenções do Google para novas funcionalidades a curto prazo. Coisas como o "Trusted Voice" e "Seamless Hotword".

Com o Trusted Voice, os Android passarão a poder reconhecer a voz do seu dono e usá-la para desbloquear o dispositivo. É algo que muitas pessoas já terá passado pela cabeça de muitos utilizadores; e que poderá evitar que o nosso smartphone passe a obedecer a comandos de voz "Ok Google" de amigos (ou desconhecidos) - embora o Google acompanhe esta funcionalidade de alertas de que desbloquear o equipamento por voz é potencialmente inseguro, pois também funcionará com pessoas com voz "aproximada".

Com Seamless Hotword, espera-se que finalmente passe a ser possível fazer uma pesquisa por voz, ou comando, sem interrupções entre o "Ok Google" e o que se quer fazer. Neste momento, temos que dizer "Ok Google", esperar que surja a caixa de pesquisa, e só depois dizer o que queremos fazer; com esta alteração, deverá tornar-se possível dizer-se de uma só vez "Ok Google que horas são?" por exemplo.

Resta-nos esperar que esta funcionalidade também venha acompanhada pela muito desejada possibilidade de se poder definir uma hotword personalizada em vez do "Ok Google".

4 comentários:

  1. tenho a versão 4.4.10.16 no Nexus 5 e não me aparece essa secção. O sistema está em português, será por isso?

    ResponderEliminar
  2. Por aqui também 4.4.10.16 e nada de nicknames. Também está em português, pode ser isso...

    ResponderEliminar
  3. A única opção a que poderão aceder actualmente é a nicknames (settings > accounts & privacy), as outras duas ainda não estõa disponíveis, embora já apareça a sua menção no código base.

    ResponderEliminar
  4. A única opção a que poderão aceder actualmente é a nicknames (settings > accounts & privacy), as outras duas ainda não estõa disponíveis, embora já apareça a sua menção no código base.

    ResponderEliminar