2015/04/13

FLIR FX quer ser câmara multi-usos para casa, veículos e action cam


A FLIR é uma empresa que imediatamente está associada às sempre fascinantes câmaras de visão térmica, mas agora propõe-nos uma pequena - e curiosa - câmara que tem ambições em todas as áreas de actividade: da vigilância doméstica aos para-brisas dos automóveis, ou até mesmo como action-cam para acompanhar as nossas aventuras: a FLIR FX.

Comecemos pelas más notícias: esta FLIR FX não é uma câmara térmica (ohhhh!), mas tal já se faria antever pelo seu preço de $199. Só há pouco tempo é que começaram a surgir câmaras térmicas nesta gama de preços, e ainda assim com resoluções muito reduzidas.

As expectativas da FLIR para esta câmara são outras; atrair pessoas que queiram uma câmara que seja capaz de ser deixada em casa e actuar como câmara de vigilância, ou colada ao pára-brisas do seu automóvel e funcionar como dash cam, ou agarrada a si próprios e registar as actividades ao estilo GoPro.

A FLIR FX é uma câmara com vídeo Full HD, ângulo de visão de 160º (tem também modos que corrigem a habitual distorção das lentes), WiFi, microfone e coluna, LEDs IR para visão no escuro, slot microSD (vem com cartão de 8GB incluído). E tem uma bateria interna com autonomia para 2h, que pode ser duplicada quando combinada com a bateria adicional integrada no seu suporte.

A câmara pode iniciar gravações de forma automática com base na detecção de movimento, som e também temperatura, e não faltam os acessórios que permitem que a mesma seja instalada num automóvel, noutros veículos, e também caixas estanques para permitir a sua montagem no exterior (com LEDs adicionais para alargar o seu raio de visão no escuro.)


Uma coisa simpática para quem já passou pela frustrante seca de ter que pesquisar horas de vídeo para detectar algo que se tenha passado, é o RapidRecap. Com este sistema, os vídeos são analisados e podemos ter acesso imediato aos eventos onde houve movimento com direito a tracking dos objectos/pessoas - que são apresentados de forma sobreposta para uma rápida visualização.

A grande questão é se esta tentativa de "fazer tudo" faz realmente sentido... Será que quem quer uma câmara de vigilância em casa a vai tirar do sítio para a colocar no carro quando sai de casa, ou vice-versa? Não me parece - ainda mais quando sabemos que temos câmara de vigilância a preços muito acessíveis (e também as câmaras para automóvel). Mas... se por acaso precisarem de algo assim, ficam a saber que existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)