2015/04/13

Nexus 5 com Android 5.1 gasta dados móveis mesmo com dados desligados


Quem tiver um Nexus 5 e já tiver recebido a actualização para o Android 5.1 poderá ficar contente com a perspectiva de ter um sistema mais estável e com menos bugs... Mas parece que há novos bugs com os quais teremos que lidar, e que podem causar o consumo de dados celulares mesmo quando dissemos para não os usar.

O nosso leitor José Teixeira queixou-se no nosso grupo de discussão que o seu Nexus 5 continuou a gastar dados mesmo tendo a opção desligada, e já surgiram mais relatos de que o mesmo poderá estar a acontecer a mais pessoas (e podendo não ter nada a ver, não deixará de ser suspeito que também no Moto G se estejam a notar bugs no consumo de dados celulares,)

Segundo ele, este comportamento parece acontecer quando se dá um toque "muito leve" no botão para ligar os dados móveis, com os dados a ficarem efectivamente ligados mas o botão a permanecer visualmente no estado desligado.

Considerando a maioria dos nossos tarifários de dados móveis (com limite de dados bastante reduzido), facilmente se percebe que este bug pode ter consequências bem desagradáveis para a carteira dos utilizadores, fazendo evaporar os seus dados quando estes pensam estar a salvo disso por os terem desligado. Se fazem parte desse grupo que liga/desliga os dados móveis, fica o alerta para que tenham atenção redobrada.

12 comentários:

  1. Se alguém quiser sugerir uma boa app para monitorização desses dados, agradeço :)

    Sei que o próprio SO já faz isso, mas nunca é demais, ter mais maneiras de testar esse consumo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumava usar o 3G Watchdog, sempre certinho

      Eliminar
  2. Por aqui nao me apercebi de nada..ainda

    ResponderEliminar
  3. tb nunca me aconteceu nada disto.

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por me manter no Kitkat enquanto que não se resolverem todos estes bugs no Lolipop.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O kitkat (4.4.4), está realmente impecável. Espero que o lollipop também vá pelo mesmo caminho.

      Eliminar
    2. Há bugs e bugs, mas este é inadmissível. Por amor de Deus, como é que este tipo de bugs ainda aparecem? Pode se perder muito dinheiro à custa de erros como estes. Não percebo.

      Eliminar
    3. Bugs no Lolipop? Essa é boa:
      https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=66124#c5

      Btw, como reportei aí... acontecia com o Kit Kat mas já não me acontece no Lolipop.

      Carlos,"toque leve" em botões? Isso não me parece possível... não imagino que haja um evento para estado do botão alterado por toque leve ou toque pesado.
      Esse botão mostra o estado de uma configuração, basta um qualquer processo/pedaço de código de baixo nível do sistema operativo estar mal programado e estabelecer alguma ligação celular, ignorando essa configuração.

      Já agora, quem tiver esse problema experimente o workaround descrito nesse ticket. Pode ser que a causa seja semelhante.

      Eliminar
  5. Para que isso não ocorra segue uma orientação que não deveria ser feita pelos usuários:

    Configurações > mais > redes de celulares

    Toque em tipo de rede preferencial e altere para 2G

    Isso fara com que não cobre mais dados quando estiver com o mesmo desligado. E eu achando que poderia ser uma possível fraude dentro da operadora.

    Para voltar a usar os dados novamente so setar para 3G ou 4G novamente.

    Obs: quando a localização (GPS) estiver em alta precisão também utiliza dados quando estiver em 4/3G mesmo com os dados desligado.

    Espero que ajudem a todos como me ajudou. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso pode significar que o problema é o mesmo que o descrito no bug que indiquei no comentário anterior:
      https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=66124#c9
      Este workaround foi indicado em Julho de 2014 mas o bug foi marcado como obsoleto por ter sido reportado para o KitKat.
      O problema parece estar ligado aos serviços de localização, que sempre que tentam calcular a localização por triangulação das torres celulares consome dados. Outro truque será desligar os serviços de localização.

      Eu só reparei no problema em roaming quando me apareceu uma conta de quase 50€ para pagar. Suponho que a maioria das pessoas tem planos com blocos de trafego que lhes permitem ter os dados ligados 24h/dia e por isso nunca vão descobrir este bug. Eu entretanto arranjei um cartão local para não usar roaming e agora também já não posso confirmar/testar este problema.

      PS: Aconselho a fazerem "star" a esse e outros bug reports do género e confirmarem que acontece no lollipop, senão para a google o problema foi resolvido.

      Eliminar
  6. Vou ser obrigado a mudar para o ios depois de anos com esse Android sem parafusos...

    ResponderEliminar
  7. Vou ser obrigado a mudar para o ios depois de anos com esse Android sem parafusos...

    ResponderEliminar