2015/04/20

Nokia prepara regresso aos smartphones em 2016?


A Nokia dominou o segmento dos telemóveis durante mais de uma década, mas nem mesmo o desastre que a fez perder esse domínio parece ter sido capaz de a derrotar por completo - e prova disso é o facto da empresa ainda cá estar... e de planear um regresso aos smartphones já para o próximo ano.


Desfeita a sua aliança (ruinosa) com a Microsoft, a Nokia tenta novamente recuperar a sua posição no mercado, apostando em coisas como o serviço de mapas HERE e também na área das infraestruturas (reforçada com a compra da Alcatel-Lucent). E no sector dos equipamentos para o público, o seu tablet N1 - com Android - fez os fãs novamente terem esperança de ver a Nokia a apostar naquilo que há muito deveria ter feito: entrar no mundo Android e tirar partido de toda a experiência que tem neste segmento (muitos ainda se recordarão dos seus mini-tablets como o N770, dispositivos que se pode dizer que estavam à frente do seu tempo).

No entanto, para este regresso em 2016, a Nokia fará as coisas de forma diferente (tal como fez com o tablet N1): em vez de se dedicar à construção dos equipamentos, tratará apenas de os conceber e licenciar o seu fabrico a outros parceiros que os produzam. Na prática, acabar por ser "a mesma coisa" que todos aqueles que recorrem às gigantescas linhas de produção chinesas para a produção, mas de forma mais clara e assumida.

Mesmo com o N1 a ser apelidado de "mini-iPad", a verdade é que a Nokia tem tradição de criar excelentes equipamentos mobile, e haverá muitos fãs da marca que olharão com expectativa para a possibilidade de se ver a marca "ressuscitar" neste segmento, e ensinar uma ou duas coisas aos seus concorrentes (não podemos deixar de referir que ainda mais ninguém se aventurou a lançar uma câmara de 41MP como a que a Nokia estreou no seu 808 em 2012).

Será que, depois de todas as reviravoltas, ainda veremos a Nokia voltar ao topo do segmento mobile? Não deixaria de ser uma história com "final feliz" que muitos gostariam de poder ver.

3 comentários:

  1. Fixe era poder comprar esse N1 é mesmo lindo...mas por enquanto nada

    ResponderEliminar
  2. Mas o "know-how" não foi absorvido pela MS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. A Microsoft comprou/absorveu não só a parte de produção de dispositivos como também a de desenvolvimento.
      Além disso, as respectivas patentes.

      A Nokia, a lançar novos dispositivos (tal como foi referido no texto), será numa espécie de subcontratação, a partir do zero. O tablet N1 que lançaram é produzido pela Foxconn e pouco ou nada tem de diferenciação de tudo o resto que há no mercado.

      Há pouco tempo, surgiram rumores acerca de uma parceria entre Nokia e a fabricante Oppo. Verdade ou não, é certo que os interesses de tal operação seriam certamente benéficos para as duas partes...

      Quem quiser um "Nokia" dos "verdadeiros", terá uma opção: comprar um Lumia e esquecer o "velho" e icónico nome... :)

      Eliminar