2015/04/20

Noruega vai desligar emissões de rádio FM em 2017


Depois do "apagão" da TV analógica, a próxima vítima é a rádio: e a Noruega já anunciou que começará a desligar as emissões de rádio FM já em 2017.

Tal como nas emissões de TV, também a rádio tem estado a transitar para as emissões digitais (DAB), sendo referidas todas as vantagens que já conhecemos: promessa de melhor qualidade; maior eficiência na emissão (mais canais na mesma largura de banda); possibilidade de emissão de canais de dados adicionais; etc.

No entanto, tal como podemos ver pelo nosso triste exemplo da TDT por cá, nem sempre a transição para uma tecnologia melhor resulta num serviço melhor - e também na rádio é bem provável que o mesmo possa vir a acontecer (para uns mais que para outros). Desde logo poderemos imaginar o que acontecerá a todos os milhões de pessoas com rádios analógicos e que terão que fazer o respectivo "upgrade"... e depois temos também o aspecto nostálgico da coisa.

Para quem cresceu habituado a espreitar revistas de electrónica, onde invariavelmente surgiam as montagens de receptores de rádio, estas emissões (AM, FM, onda-curta) tornavam-se num autêntico "galardão" quando se conseguia criar o nosso primeiro rádio e ouvir alguma coisa sair de uma pequena coluna de som. Sim, agora haverão outros tutoriais, que ensinarão a usar um chip de descodificação de rádio digital... mas... não é a mesma coisa.

Por agora este apagão do FM diz apenas respeito à Noruega (um país onde 22 rádios nacionais já usam o sistema digital - contra apenas 5 que se mantêm no analógico - e mais de metade dos ouvintes já opta pelo formato digital) não nos afecta directamente; mas é um sinal claro que, mais cedo ou mais tarde, chegará a nossa vez.

7 comentários:

  1. É engraçado, no lado oposto (states) pedem para activar o FM que o iPhone tem. http://9to5mac.com/2015/04/20/fm-radio-iphone/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não sei onde é que li sobre a coisa e nem sei até que ponto será verdade, mas acho que os gigantes das telecomunicações nos states não gostam muito da funcionalidade de rádio (FM/AM) nos equipamentos que vendem, simplesmente porque não conseguem ganhar/extorquir dinheiro com a coisa.

      Eliminar
    2. Neste caso é simples, a Apple não ativa porque prefere vender o streaming do iTunes

      Eliminar
  2. em Portugal a RDP deixou de emitir em DAB por falta de "clientes". Assim também eu...
    Quando o pessoal está bem servido, para quê mudar?

    ResponderEliminar
  3. para ler e tirar conclusões: http://www.mundodaradio.com/historia/dab_em_portugal.html

    ResponderEliminar
  4. Glub... tenho um radio igual ao da foto...

    ResponderEliminar
  5. O DAB, na Europa, só tem alguma penetração na Escandinávia e no Reino Unido. Neste último país, onde, curiosamente, ainda existem dezenas e dezenas de estações de rádio que transmitem em ondas médias (tal como acontece em Espanha), talvez nem 10% dos ouvintes escutam as emissões em DAB. Em Portugal, houve emissões experimentais de DAB em 1999, que utilizaram uma rede de emissores que foram propositadamente instalados para o efeito ao longo do litoral, do Minho ao Algarve. Sabem quantos recetores de DAB existiam em Portugal nessa altura? DOIS! Um estava na posse do então presidente da RDP, José Manuel Nunes, e quanto ao outro, não sei quem é que o tinha; talvez estivesse na posse da Anacom.

    Há várias razões para a relutância das pessoas em ouvir em DAB. Por um lado, os recetores de DAB são muito mais caros do que os de FM. Por outro lado, as pessoas estão satisfeitas com a qualidade do FM, apesar da saturação da faixa e da grande largura de banda ocupada por cada uma das estações. Por outro lado ainda, a qualidade de áudio da maioria das emissões em DAB é, no Reino Unido pelo menos, igual ou PIOR do que a do FM! Esta fraca qualidade de áudio de muitas estações em DAB não é culpa do DAB em si, mas sim do ridículo "bit rate" que a maioria das rádios escolhe usar neste sistema, certamente por razões económicas.

    ResponderEliminar