2015/04/29

Password Alert alerta-te se usares a tua password do Google noutros sites


Ditam as regras de segurança que não se devem usar passwords repetidas em serviços diferentes, e agora o Google vem dar uma ajuda com este Password Alert para o Chrome, que nos alerta sempre que tentarmos introduzir a nossa password do Google num site que não seja do Google.

O Password Alert é uma extensão do Chrome (open-source, para quem quiser ver o que está "lá dentro") que tenta evitar esse "pecado digital mortal" que é introduzir a password que usamos para o Google em qualquer outro site.

O processo de funcionamento é bastante simples, necessitando apenas que se faça login num serviço do Google, sendo criada uma hash da password que vai ser usada para comparar com as próximas passwords que introduzirmos noutros sites sem que se tenha que guardar a password real. Sempre que introduzirmos a mesma password num site que não seja do Google, esta extensão exibirá um alerta a relembrar os riscos e a recomendar que se altere a password.

Para além disso, a extensão tenta também identificar páginas falsas de phishing que se tentam fazer passar por páginas oficiais do Google.


Embora seja uma extensão desnecessária para a maioria dos nossos leitores (que já sabem isto muito bem), será bastante útil para instalarmos nos browsers de todas aquelas pessoas a quem temos que dar "assistência" (pais, amigos, etc.) e que não estarão sensibilizados para estes riscos.

1 comentário:

  1. Por acaso tenho esse cuidado, mas nao conhecia esta extensao!

    Muito bom

    ResponderEliminar