2015/04/08

Pixel Battery Saver poupa bateria desligando pixeis com ecrãs OLED


Se têm um Android com ecrã OLED e estão continuamente a lutar para que o vosso dispositivo se aguente até ao final do dia, têm uma app que promete poupanças significativas de energia desligando alguns pixeis do ecrã.

Ao contrário do que acontece com os ecrãs LCD, onde o consumo de energia depende apenas da intensidade do backlight e não do que se apresenta no ecrã, os ecrãs OLED (e AMOLED, e derivados) têm a particularidade de gastarem mais energia por cada pixel que esteja ligado. Daí que seja precisamente essa a táctica utilizada por estes Pixel Battery Saver e Pixel OFF Save Battery para poupar energia.

A app deixa-nos seleccionar diferentes "grelhas" que resultarão numa sequência progressivamente maior de pixeis desligados, e consequentemente em maiores poupanças (teóricas) - e onde o resultado acaba por ser um ecrã com um brilho efectivo cada vez mais reduzido.

Pessoalmente, recomendaria que primeiro optassem por reduzir o brilho do ecrã para um nível mínimo antes de recorrerem a esta técnica - que caso seja abusada poderá causar um desgaste anormal e não uniforme dos pixeis OLED  - mas se se der o caso de terem um equipamento que mesmo com o brilho no mínimo continua a ter um brilho excessivo, não custará nada experimentarem esta app para apagarem mais alguns pixeis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)