2015/04/23

Proposta para mercado digital único Europeu é apresentada em Maio


Será já no início de Maio que será apresentado na Comissão Europeia a proposta para a criação de um mercado digital unificado a nível Europeu. Uma medida que visa simplificar e promover a comercialização de produtos digitais na Europa, eliminando o labirinto burocrático que hoje existe.


Vendem-nos a ilusão de que vivemos numa Europa "unida", com livre circulação de pessoas e bens. Mas na prática as coisas são bem mais complicadas, e caricatamente ainda parecem ser piores quando se tratam de produtos ou serviços digitais - que deveriam transcender muitas dessas complicações.

Felizmente, parece que isso já foi notado aos mais altos níveis, e assim surge esta proposta para a criação de um mercado digital único na Europa - o chamado "single digital market".

O objectivo é eliminar todas as dificuldades intra-comunitárias no que diz respeito ao comércio online de produtos e serviços; que muitas vezes obriga a que empresas mais pequenas se limitem a vender dentro do seu próprio país. Também na proposta está a abolição de todas os bloqueios geográficos e a harmonização das leis de direitos de autor - para que serviços como o Netflix não tenham que andar a negociar país a país, e que um utilizador em Portugal tenha acesso a todos os serviços que possam existir em qualquer outro pais da UE.

Vamos lá ver se a proposta passam mesmo a algo que seja implementado e traga benefícios visíveis a curto prazo... ou se continuaremos a viver numa Europa "unida" de nome... mas completamente fragmentada e distanciada na realidade - mesmo na sua versão digital online.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)