2015/04/10

TV5Monde revelou as suas próprias passwords na TV


Um ataque de hackers ao canal francês TV5Monde cortou a emissão durante várias horas, mas desta podemos dizer que foi o próprio canal a convidar e deixar as portas abertas para este incidente: uma vez que revelou (inadvertidamente) as suas passwords na TV para que todos as vissem.

Numa entrevista a um dos seus repórteres, filmada em frente a uma secretária, os espectadores mais atentos puderem reparar que nos vários papeis colados se encontravam coisas como as passwords de acesso às contas de Twitter e Instagram do canal; e que a password do YouTube era também uma reveladora "lemotdepassedeyoutube" (literalmente: "apalavrachavedoyoutube".)

Claro que não importaria qual fosse a password, por muito segura ou insegura que fosse, uma vez que revelar publicamente uma password num canal de TV nacional derrota por completo o propósito de se ter uma password. (Ainda assim, ter os sistemas de autenticação 2-step activados, poderia ter ajudado.)

Um caso caricato que poderá relembrar todos os que possam usar lembretes semelhantes colados em notas no monitor ou outros locais que possam ficar visíveis numa foto que possam partilhar na internet sem se lembrarem do que estão a mostrar - e também relembrar que, neste caso específico, as emissões em alta-definição não perdoam... (se fosse nas velhinhas emissões analógicas, provavelmente nem se perceberia o que estava escrito nos papeis. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)