2015/05/01

Comandos de voz no Android já deixam interagir com outras apps

Os comandos de voz do Google já nos permitem fazer muitas coisas, mas basta tentar ir um pouco mais além para rapidamente descobrirmos que ainda é bastante limitado e restrito. Restrições que poderão começar a desaparecer graças a estas Custom Voice Actions que permitem interagir com outras apps.

Tudo aquilo que se podia fazer com os comandos de voz do Google estava pensado para funcionar com as apps do próprio sistema; mas há muito que se sabia que eventualmente isso teria que ser alargado a outras apps. É isso que agora começa a acontecer com estas Custom Voice Actions que foram agora lançadas para um grupo ainda reduzido de parceiros.

O que este sistema permite, é que os developer possam definir os seus próprios comandos para acções nas suas apps, que deixam de estar limitadas às funções pré-definidas que o Google disponibilizava. Por exemplo, podemos dizer algo como:
  • Flixster: "Show me Inception on Flixster."
  • Realtor.com: "Show rentals near me on Realtor."
  • Shazam: "Shazam this song."
  • TripAdvisor: "Show attractions near me on TripAdvisor."
  • TuneIn Radio: "Open TuneIn in car mode."
  • Walmart: "Scan my receipt on Walmart."
  • Wink: "Activate home mode on Wink."

É natural que o Google queira ir com calma e ver que tipo de comandos de voz irão surgindo, para ir adaptando o sistema em consonância, mas não posso deixar de ficar um pouco apreensivo sobre como eles pretenderão resolver a questão do suporte multilíngua - que seria desejável ficar já contemplado desde o início.

E há também o velho problema que é o suporte multilíngua na mesma frase: experimentem numa pesquisa em inglês perguntar algo como "How old is Caetano Veloso?" para verem o reconhecimento a "espalhar-se" a tentar perceber o nome... Curiosamente, porta-se bastante melhor se tiverem a língua em português e pesquisarem por nomes ingleses... mas bastará perguntarem por "Que idade tem Vladimir Putin" para se rirem um bocado... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)