Tudo aquilo que se podia fazer com os comandos de voz do Google estava pensado para funcionar com as apps do próprio sistema; mas há muito que se sabia que eventualmente isso teria que ser alargado a outras apps. É isso que agora começa a acontecer com estas Custom Voice Actions que foram agora lançadas para um grupo ainda reduzido de parceiros.
O que este sistema permite, é que os developer possam definir os seus próprios comandos para acções nas suas apps, que deixam de estar limitadas às funções pré-definidas que o Google disponibilizava. Por exemplo, podemos dizer algo como:
- Flixster: "Show me Inception on Flixster."
- Realtor.com: "Show rentals near me on Realtor."
- Shazam: "Shazam this song."
- TripAdvisor: "Show attractions near me on TripAdvisor."
- TuneIn Radio: "Open TuneIn in car mode."
- Walmart: "Scan my receipt on Walmart."
- Wink: "Activate home mode on Wink."
É natural que o Google queira ir com calma e ver que tipo de comandos de voz irão surgindo, para ir adaptando o sistema em consonância, mas não posso deixar de ficar um pouco apreensivo sobre como eles pretenderão resolver a questão do suporte multilíngua - que seria desejável ficar já contemplado desde o início.
E há também o velho problema que é o suporte multilíngua na mesma frase: experimentem numa pesquisa em inglês perguntar algo como "How old is Caetano Veloso?" para verem o reconhecimento a "espalhar-se" a tentar perceber o nome... Curiosamente, porta-se bastante melhor se tiverem a língua em português e pesquisarem por nomes ingleses... mas bastará perguntarem por "Que idade tem Vladimir Putin" para se rirem um bocado... :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)