2015/05/01

IBM bate recorde com 220TB em fita magnética


Cassetes e fita magnética serão algo que já deverá suscitar curiosidade nas gerações que nasceram a acompanhar os CDs e DVDs, e para quem a cloud e o streaming se tornarão "naturais"; mas continuam a ter muitas aplicações, como demonstra a IBM, que voltou a bater o recorde de densidade de dados em fita magnéticas, com 220TB numa "cassete".

Podemos achar que é mais vantajoso guardar os dados em discos rígidos, mas quando se trata de guardar petabytes e petabytes de informação que não necessitarão de acesso imediato, o critério que se torna mais importante é o custo... e o (baixo) custo da fita magnética continua a ser bastante mais atractivo. E ainda mais quando se fazem as contas à quantidade de dados que nelas se podem guardar.

A IBM aplicou algumas melhorias aos sistemas de fita magnética, conseguindo guardar 220TB numa única cassete - um feito que se torna ainda mais impressionante quando se considera que isto representa uma densidade de 123 mil milhões de bits (cerca de 15GB) numa área de uma polegada quadrada.

Ainda não sabemos quando é que esta tecnologia estará pronta para uso comercial (muitos data centers certamente estarão a fazer todos os possíveis para que seja quanto antes)... sendo que por cá também deveremos ter alguns interessados nesta tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)