2015/05/16
Estudo da Comissão Europeia comprova o resultado nulo de encerrar sites piratas
Não seriam necessários estudos para demonstrar a completa ineficácia do encerramento de sites "pirata"; mas para quem não acreditar em nós, tem agora um estudo da própria Comissão Europeia que o apresenta com factos: o encerramento dos grandes sites pirata, não tem qualquer impacto na pirataria.
Este estudo da Comissão Europeia analisa o impacto do encerramento do site Kino.to em 2011. Um encerramento que foi o culminar de uma mega-operação internacional, com direito a enorme aparato mediático, e que foi visto como uma "grande vitória". Uma vitória que no entanto agora fica contabilizada... e que afinal revela ter sido uma derrota.
Embora o encerramento do site tenha resultado num decréscimo da pirataria, o nível depressa regressou ao habitual, com vários novos sites a surgirem para ocupar o espaço deixado pelo site desaparecido. Contabilizando-se os custos de toda a operação, o estudo conclui que muito provavelmente se perdeu dinheiro com este encerramento; e com a agravante de que agora existem muitos mais sites de pirataria que teriam que ser alvo de perseguição e encerramento, que representariam custos ainda mais avultados.
... Quantos mais estudos serão necessários, para - de uma vez por todas - perceberem que a única forma de se acabar com a pirataria é torná-la desnecessária, e não tentar dificultar o seu acesso? É assim tão difícil olhar para todos os casos onde as "proibições" demonstraram (e continuam a demonstrar) ser completamente ineficazes? Mas pronto... deixem lá os "meninos" vangloriarem-se de cada vez que conseguem bloquear um site (que se pode continuar a aceder) e continuarem com as cabeças enterradas na areia... Afinal, é apenas uma questão de tempo até que se tornem irrelevantes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)