2015/05/05

Facebook começa a usar mapas HERE da Nokia


Se foram ao Facebook e procurarem por locais, eventos, ou qualquer outra coisa com geo-localização associada, irão descobrir que os mapas são os HERE da Nokia - o que não deixará de ser suspeito numa altura em que a Nokia já disse ter intenções de vender esta divisão de mapas e navegação.

O Facebook está a usar os mapas HERE não só para o Facebook, como também nas apps do Instagram e o Messenger para Android. Uma alteração que o Facebook diz estar a fazer de forma experimental, mas que faz antever uma possível aquisição deste serviço pelo Facebook. O preço oficial de 2 mil milhões de dólares seria uma "pechincha" face aos 19 mil milhões pagos pelo WhatsApp, e seria inegável tudo o que o Facebook teria a ganhar com isto, desprendendo-se da dependência de outros serviços de mapas.

A questão é que não faltam outros potenciais interessados no Here, tendo já sido referidas empresas como a Apple, Samsung, Uber, Baidu, Alibaba, entre outras - pelo que é bem possível que esta aquisição se torne num autêntico leilão para ver "quem dá mais". Mas será estranho que o Facebook se aventure neste tipo de experiências sem que tivesse uma qualquer garantia de que poderia continuar a usar o serviço - coisa que não me parece que viesse a acontecer se um destes outros gigantes acabasse por comprar o HERE à Nokia.

Vamos lá ver quanto mais tempo teremos que esperar até ao anúncio de que o FB comprou o HERE, e já não depende de terceiros para nos mostrar mapas ou instruções de navegação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)