2015/05/05

Windows 10 aposta nos emoji cinzentos para escapar a polémicas

Os emoji têm sido envolvidos em questões raciais, e para tentar escapar à polémica das cores, a Microsoft optou por usar a cor cinzenta para os emoji genéricos no Windows 10.

Os emoji têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade no resto do mundo (depois de se terem tornado num autêntico fenómeno no Japão), e também dado origem a muitas críticas quanto à falta de diversidade racial - críticas que levaram à sua alteração de forma a que se pudesse escolher a cor da pele nos emoji referentes a pessoas.

Mas a opção para escolher a cor não deixou de gerar novas polémicas, pois nalguns sistemas o boneco genérico aparecia com a cor amarela, que não foi vista com bons olhos por alguns utilizadores asiáticos. Situação que a MS espera evitar, optando pela cor cinzenta para os seus emoji (interrogo-me se agora será a ver dos zombies também reclamarem da opção cromática. ;)


 Mas há também outras alterações, algumas das quais nos relembram que por vezes uma palavra será mais informativa que uma imagem; pois existem bonecos que adoptam expressões com visual mais ambíguo, ou até alguns que não fazem qualquer sentido e foram adoptados apenas para manter a "compatibilidade" com plataformas que já cometeram o mesmo erro.
Considerariam o emoji da direita como sendo um boneco com ar de triunfo? Pois... também não me parece, mas como é o que aparece no iOS e Android, a MS limitou-se a perpetuar o erro.


Felizmente, noutra área, a MS não teve problemas em adoptar um dos emoji que tem ficado "esquecido" nas outras plataformas: o da mão fechada com o dedo médio estendido. Sim... esse mesmo. Poderá ser uma indirecta às outras plataformas?

Vamos ver quanto tempo a Apple e Google demoram a fazê-lo chegar aos seus sistemas.

2 comentários:

  1. Nunca percebi essa coisa dos asiáticos terem reclamado da cor amarela, se ele próprios quando criaram os emojis os fizeram de cor amarela.

    ResponderEliminar
  2. Mas isto afinal serve para quê?

    ResponderEliminar