2015/05/25

Firefox OS desiste do modelo de $25 e recorre à ajuda do Android


A Mozilla está a reconsiderar a estratégia que tinha sido delineada para o seu Firefox OS, e pelo caminho fica o desejo de fazer chegar ao mercado um smartphone de $25. Embora o preço seja um factor importante, chegaram também à conclusão de que ninguém compra algo por ser barato... se não prestar.

Os primeiros smartphones Firefox OS que chegaram ao mercado eram todos modelos económicos, mas cujo hardware não permitia explorar este sistema convenientemente. A experiência de utilização era lenta e frustrante, e quem experimentasse ou comprasse um destes smartphones dificilmente ficaria satisfeito.

Por isso a Mozilla está a rever a estratégia, deixando de apostar unicamente no baixo preço, e concentrando-se mais em criar equipamentos de qualidade que possam ser usados de forma satisfatória, mesmo que isso implique um preço mais elevado. Uma aposta acertada, considerando que actualmente já temos smartphones excelentes a preços de 200 euros.

E embora a sua aposta de longo prazo continue a ser a web como plataforma unificadora de todos os sistemas, também parecem estar conscientes de que neste momento não será possível competir com o universo de milhões de apps nativas existentes para as plataformas concorrentes. Por isso, parece que o Firefox OS irá ganhar uma certa compatibilidade com apps Android, que poderá ajudar os indecisos a optarem por este caminho, sabendo que, como recurso, continuarão a ter acesso a estas apps.

Continuo a acreditar que, a longo prazo, o rumo definido pela Mozilla e o Firefox OS é o que mais beneficia os utilizadores. Tanto iOS como Android são plataformas que querem agarrar os seus utilizadores, e fazendo com que a cada mês que passa e cada nova app que se compre, se torne mais dispendioso trocar para outra plataforma. Vamos lá ver se o Firefox OS e a "web" conseguirá livrar-nos disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)