2015/05/22

General Motors diz que a comprar um carro só dá "licença" para utilizar o seu software


Numa altura em que muito se luta pela aplicação de bom senso na questão dos direitos de autor aplicados aos produtos digitais, eis que afinal parece que está a acontecer o oposto, com a General Motors (GM) a dizer que a compra de um automóvel não implica ser dono do mesmo, mas apenas de uma licença de utilização do software que vem lá dentro.


A questão aplica-se mais concretamente ao software de gestão do motor, e que tem sido um tema bastante debatido nos EUA nos últimos tempos. Um automóvel é um bem físico, mas no seu interior encontramos-se o software responsável por toda a gestão do veículo e do motor. É precisamente esse software que tem dado muito que falar, pois marcas como a GM dizem que esse software proprietário é seu e que a compra do automóvel não significa que o mesmo tenha sido vendido, sendo simplesmente uma licença para a utilização do mesmo, sem que se tenha direito a mexer ou interferir com ele.

Se poucas pessoas terão vontade de andar a mexericar com as ECU (Engine Control Unit) dos seus veículos, o caso muda de figura quando se considera que isso será essencial para que todas as oficinas não-oficiais possam continuar a fazer a manutenção desses automóveis. Para todos os efeitos, as marcas querem equiparar essas manutenções ao mesmo tipo de coisa que os cracks usados para remover as protecções de jogos e outros programas protegidos.


Sabem o que vão conseguir com todas estas tretas? Que mais pessoas fiquem incentivadas a saltar para o conceito de redes de transportes partilhados, com automóveis sem condutor, assim que estes fiquem disponíveis. Depois, que não se admirem se os novos gigantes da indústria automóvel forem empresas como a Google, Tesla, Uber, ou até mesmo a Apple (que também se fala estar a explorar essa vertente).

3 comentários:

  1. Estou ansioso que chegue a tal revolução automóvel, pois estou farto de gente preguiçosa ao volante de todo o tipo de veículos, farto de preços anormais nos combustíveis, portagens e transportes públicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiques muito excitado que os nossos governantes vão arranjar maneira de continuar a cobrar taxas e taxinhas para te irem sacar esse dinheiro ao bolso.

      Eliminar
  2. Depois dos tractores da John Deere, agora parece que também deixamos de comprar automóveis na GM. Um dia destes acordamos e também deixamos de comprar casas (quando estas tenham domotica) por razão similar...

    ResponderEliminar