2015/05/22

Apple prepara visualização de apps lado a lado e multi-utilizador para novos iPads


A Apple pode ter sido responsável pelo despoletar da actual geração de smartphones e tablets, mas não é propriamente conhecida pela celeridade com que adiciona funcionalidades aos seus produtos. No caso do iPad, só agora parece estar prestes a adicionar modo para se ter apps lado a lado, e também o muito aguardado modo multi-utilizador.

Não será necessário recuar muito tempo para tirar o pó a memórias como a ausência do copy-paste no iOS, e outras lacunas semelhantes. No caso da visualização de apps lado a lado e suporte para múltiplos utilizadores, a sua chegada ao iPad acontece novamente de forma tardia.

Muitos fabricantes já adicionaram as suas próprias versões de sistemas de correr apps em janelas ou lado a lado aos seus smartphones e tablets, demonstrando bem a evolução que as plataformas mobile têm tido e a necessidade dos utilizadores fazerem mais do que usar uma única app de cada vez. Importará referir que é no entanto algo que tem sido uma funcionalidade adicionada pelos fabricantes, e que o Android ainda não oferece isto de raiz (ao contrário do Windows, que desde logo suportou apps redimensionáveis lado a lado.)

Quanto ao suporte multi-utilizador, será algo que também será muito desejado. Ao contrário de um smartphone, que será um objecto implicitamente pessoal, um tablet é um dispositivo que muito mais provavelmente será partilhado por todos os membros de uma família. Neste caso o Android já está bem posicionado para lidar com isto, suportando a criação de múltiplos utilizadores, mas é algo pelo qual grande parte dos utilizadores de iPads continua a aguardar pacientemente.

Esperam-se novidades mais concretas para a WWDC da Apple... e muito provavelmente a funcionalidade das apps lado a lado será reservada para acompanhar o lançamento dos iPads "pro" de 12" que se esperam para os próximos tempos.

1 comentário:

  1. Para quem utiliza o iPad profissionalmente ter apps lado a lado será uma mais valia. Multi-utilizador ja não me diz muito, mas admito que é algo interessante em famílias.

    ResponderEliminar