2015/05/06

Google vai permitir experiências de preços no Google Play


Já sabemos que nas lojas onlines é bem provável que os preços sejam continuamente manipulados em função de inúmeras variáveis, e agora o Google também vai permitir experiências idênticas na sua Play Store, para que os developers possam maximizar os seus rendimentos nas apps.

A plataforma Android há muito que superou o iOS em número de equipamentos, mas continua a ficar atrás no dinheiro que rende aos developers. Para tentar alterar essa situação, o Google vai permitir que os developers façam os chamados testes "A/B" na Google Play Store, criando versões diferenciadas da sua página para ver qual resulta em maior número de vendas.

Os testes A/B são utilizados em todo o tipo de áreas, incluindo pelo próprio Google sempre que considera fazer qualquer alteração. Por exemplo, qual será mais atractivo para os utilizadores: apresentar um vídeo de demonstração de uma app, ou simplesmente uma imagem? Com este sistema, um developer poderá criar as duas versões, e ver qual delas resulta em mais downloads ou compras.

Pelo que é referido, poderão até ser feitas experiências variando o preço (embora aqui não me parece haver qualquer dúvida: quanto mais barata for uma app, mais venderá... embora admita que para apps muitos específicas, um preço não tão reduzido possa ser mais apelativo, como forma de se diferenciar de apps concorrentes mais baratas mas de inferior qualidade.)

Enfim... é melhor estar atento, pois quando virem o preço de uma app será melhor confirmarem com vários amigos para ver se não estão a ser o "A" ou "B" que sai mais prejudicado nestes testes.

1 comentário:

  1. O poder da China

    http://techcrunch.com/2015/04/27/android-surpasses-ios-in-revenue-if-chinas-android-app-stores-are-combined/

    ResponderEliminar