2015/05/20

Huawei anuncia LiteOS de 10KB para a Internet of Things


A Internet of Things vai ser um mercado de biliões e não há empresa que não queira estar na linha da frente para tirar o máximo partido desta nova era. No caso da Huawei isso é feito com a oferta do LiteOS, um sistema operativo com apenas 10KB vocacionado para estes dispositivos.

Por agora ainda vamos achando incomum a tudo o que pode ser controlado remotamente via internet, quer sejam lâmpadas ou qualquer outro tipo de máquinas, mas no futuro isso será algo que todos considerarão como sendo perfeitamente banal e normal. A Internet of Things é um futuro em que tudo o que se possa imaginar estará ligado à internet, de lâmpadas a electrodomésticos, a tudo o mais que se possa imaginar: torneiras, balanças, sapatilhas, roupa, etc.

Para muitas destas aplicações, de baixo custo, o hardware utilizado será bastante limitado, e por isso torna-se essencial que os sistemas operativos utilizados sejam também adequados às suas capacidades. Este LiteOS da Huawei tem apenas 10KB, ficando assim apto a ser utilizado mesmo nos micocontroladores mais pequenos, e oferecendo um conjunto de funcionalidades que facilitarão a sua ligação automática à rede para poder enviar e receber dados.

Faltará ver se a Huawei se conseguirá impor num segmento onde não existe falta de concorrência (até a MS vai ter um "Windows" preparado para este tipo de dispositivos), mas o que importaria assegurar desde já é a questão da segurança. Ainda hoje descobrimos mais um bug que deixa potencialmente milhões de routers em risco, e em que a grande maioria dos quais nunca verá uma actualização para o corrigir; e importará assegurar que isso não acontecerá a uma escala ainda maior com todos estes novos dispositivos. Senão, um dia destes descobrimos que temos as nossas sapatilhas integradas numa botnet e a inundar a internet com spam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)